De novo, nada de orifícios da Kate ou de sua irmã. É sobre o estilo de pilotagem do Vettel.
Eu tenho um colega alemão, que deu azar de nascer perto de Nurburgring. Já deu mais de 1000 voltas no Nordshleife, e já gastou um jogo de pneus em apenas 8 voltas, algumas delas abaixo de 10:30, o que é um feito. Já ganha o meu respeito.
Pois bem, esse cara estava na saída do Laranjinha na final da F1 ano passado. E o que ele me disse, tedescadas à parte foi mais ou menos isso: "I saw him dealing with the corner, and he was so fucking smooth that it looked he was in a slotcar!"
Segundo ele, todos os outros pilotos aceleravam até o limite, freavam o que dava, contornavam a curva e na saída fincavam o pé no acelerador. Quase como entradas degrau, reta on, off, curva, on na reta de novo. O que impressionou o gringo foi a tocada extremamente suave na saída da curva. Ele acelera antes, mas pouco, e vai acelerando cada vez mais até alinhar na reta.
Isso pode explicar o desempenho do moleque em pistas molhadas. Essa tocada suave, com os carros sem controle de tração, com certeza fazem diferença em condições mínimas de aderência.
Agora, se essa teoria for verdade, tem duas coisas que devem acontecer:
- O desempenho dele usando compostos macios e moles devem ser mais ou menos o mesmo. Se ele não abusa dos pneus tanto assim, pode ser que os tempos de voltas em corrida sejam próximos, o que bagunça a marcação das equipes adversárias quanto a estratégia da Red Bull;
- Vettel precisa melhorar um pouco no seco. Se ele aprender a acelerar mais forte nas saídas de curva, como fazem os outros, e atingir os 100% de aceleração mais cedo, ele vai ser imbatível.
Pra ser sincero, não percebi nenhum estilo diferente na curva do lago em 2008. Espero a ajuda de vocês pra dizer se isso é verdade ou não. E tem um lugarzinho, no alto do barranco, lá na Club corner, que acho que deve ser bem legal de dizer se isso é verdade ou não...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Não duvido do seu amigo Zex, ainda mais se vc assina embaixo, vou de olhos fechados, mas tenho um pé atrás com essa turma que vê tanto detalhe ao vivo. Lógico que dá pra perceber algumas diferenças como por exemplo o Piquezinho x Alonso no Laranjinha, ou o Schumacher na curva do lago. Mas você nunca ouve: "Esse Adrian Sutil é bom, mesmo com a Force India o cara tem uma tocada diferente"... ou "Esse Alvaro Parente acelera como ninguém em quinta marcha ladeira abaixo...". É sempre comentando o passado, nunca sobre uma promessa. Daí fica meio fácil.
ResponderExcluirFalar do Vettel hoje é chover no molhado, ele anda muito e é diferenciado. Nada de gênio, vamos com calma gente, o Hamilton taí pra mostrar que gênio precisa mostrar muito mais do que agressividade em duas temporadas... Vai detonar o Webber e só chegou atrás dele porque ficou represado no Massa a corrida toda.
La por 1998 li na revista F1 Racing uma comparacao entre pilotagens. Na epoca o foco era Schumacher e Hakkinen e eles compararam coisas como diagrama g-g (aceleracao longitudinal X lateral), posicao e instante de entrada na curva, ponto de reaceleracao, etc. Hakkinen freava tudo e so depois comecava a virar. Schummy virava antes para a curva mas fazia freando e virando. Um tinha vantagens em algumas pistas, outro em outras. Porem a surpresa era que segundo a revista, Fisichella era quem tinha a melhor tecnica de pilotagem da F1 e esperava-se dele muito naquela epoca.
ResponderExcluirAssisti aqui no ano passado o Race of Champions. O Vettel e o Schumacher pareciam muito lentos nas curvas, o carro nao escorregava nada, porem quando chegavam na linha de chegada estavam muito na frente do adversario... Muita tecnica! Porem ai vem o Loeb com seu estilo rally dando pancada nos carrinhos e venceu o compeonado...
Minha conclusao, nao sei analisar porque os pilotos sao rapidos ou nao. Tecnica eh necessario, mas o Fisichella ta ai pra mostrar que nao eh suficiente.
Ah, o lugarzinho no barranco da Club corner vai ficar desocupado esse ano, nao vamos ao GP da Inglaterra!
ResponderExcluirPorem ano passado o que conseguimos ver foi o que pensamos ser o ultimo podium do Barrichello. Mas a pilha dele ainda tinha carga...
Só mais uma coisa... "Vettel e os redondos", parece nome de banda, tipo "Rubens and the Barrichellos"
ResponderExcluir