quarta-feira, 13 de maio de 2009

Politicagem no meio da semana

O papo do meio da semana está sendo o regulamento de 2010, que prevê condições técnicas diferentes em função do orçamento que a equipe vai usar. Se optar por ficar abaixo do teto (algo em torno de 40 milhões de libras/ano), a equipe tem mais abertura na parte aerodinâmica, giro livre de motor e outras coisas. Se quiser passar do teto, terá várias limitações.

O mais engraçado dessa história é ver a briga de poder entre o "quero tudo do meu jeito Ecclestone", "Max Suruba Mosley" e a FOTA, liderada pelos não menos arrogantes Montezemolo e Briattore. Ninguém nessa história luta pelas suas posições por pensar no melhor para o esporte mas para provar ao mundo quem realmente manda na F-1.

A FOTA mostrou força ao reverter a mudança no sistema de pontuação. A FIA mostrou força mudando radicalmente o regulamento desse ano, que criou uma nova ordem nas pistas. O Bernie, bom, na minha opinião é o cara que realmente manda. Não gosto dele porque sempre coloca o dinheiro à frente do esporte, mas é inegável o que fez pela F-1. E é a função dele, alguém precisa ter essa visão comercial para o negócio crescer. E nesse ponto o cara é o Ayrton Senna do show business - é gênio. Azar dos outros que não conseguem ter a influência que ele tem.

Eu duvido que a coisa arrebente, que Ferrari, Renault e outras larguem o mundial. Vão encontrar um meio termo, mas o extremo não é impossível. Lembrem da cisão entre IRL e CART. Foi ruim pra todos, mas chegou num ponto que as questões comerciais falaram mais alto que o esporte e só agora com a fusão das duas é que começa a ganhar força novamente.

Tecnicamente acho péssima a proposta da FIA - será impossível equiparar forças com dois regulamentos. Algum lado vai sobressair e o lado inferior não terá formas de avançar, seja por falta de dinheiro, seja por limitação técnica. Se optarem mesmo por isso, faz logo como na Le Mans Series, várias categorias correndo junto, com pontuações independentes. Seria mais justo.

Eu acho que a coisa fecha num teto orçamentário mais alto, mas todos dentro da mesma regra. É inegável que os custos precisam cair, todos querem isso. Eu só quero ver como a FIA vai controlar os gastos das equipes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário