quarta-feira, 20 de maio de 2009

O que esperar de Monaco?

Alguém que lê esse blog já ouviu a famosa frase de algum mala no trabalho: "Corrida em Monaco é um saco, não tem ultrapassagem, só vou assistir a largada..."?? Pois bem, hoje fui novamente agraciado com mais um desses infelizes. A vontade obviamente é de falar: "se é um saco, então porque não fica dormindo??" Mas a gente dá aquela risadinha e continua em frente.

A F1 tem um problema crônico de ultrapassagens que já conhecemos. Boa parte se deve a incrivel otimização aerodinâmica dos carros, coloco um pouco de culpa na eficiência dos freios e nos circuitos. É inegável que pistas como Hungria e Barcelona são um convite ao trenzinho. Mas não incluam Monaco nessa lista. Não comparem essa corrida com nenhuma outra. Ela é única, e tem que existir. Nada é mais F1 do que a imagem dos carros descendo a Mirabeau ou entrando no tunel.

Sobre a corrida, vai no chute, Monaco é muito particular. Barrichello andará na frente do Button e considero ele o favorito. A Brawn vai dar uma ajuda pra mostrar que não estão dando privilégios ao Button. Daí a poeira abaixa e o Button seguirá seu caminho rumo ao título. Red Bull vem bem mas aposto numa segunda fila com Ferrari, e talvez Alonso. Talvez uma Toyota, mas acho que já estão ficando para trás. McLaren é o azarão, talvez Hamilton classifique no cheiro pra fazer um show, mas ao longo da corrida vai ficando para trás.

E que esse final de semana dissipe toda essa confusão política. É tanto interesse envolvido que ninguém mesmo sabe o que vai dar. Todos terão que ceder um pouco. Realmente é ridículo imaginar uma F1 sem Ferrari, Renault, Mclaren e no lugar aquelas equipes patéticas que apareceram hoje no jornal. Que acabe tudo em pizza, o mais rápido possível.

3 comentários:

  1. Cara, quem fala isso sobre Monaco tem que largar a F1 e assistir à F-Indy com suas 500 bandeiras amarelas ao longo da corrida.
    Mônaco não é ultrapassagem, é boa qualificação, é estratégia, é andar o mais rápido possível sem tocar os guardrails, é não cometer erro algum ao longo da prova. Além de tudo é estilo!
    Abraço e bom treino!!

    ResponderExcluir
  2. Comentário ao vivo: a equipe da BBC estava apostando suas fichas na pole do Hamilton! Xupaaaaaaaaaa!!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir