sábado, 9 de maio de 2009

GP de España

Voltei!!

Em primeiro lugar, apertei o botão errado e acabou postando aquele texto do Barrica. Não era pra publicar, foi um monte de idéia jogada na madrugada sem amarrar nada com nada. Enfim, foi, e agora tô com preguiça de editar.

Bom, depois de um tempo sem tempo pra escrever, vai aqui alguns pitacos:

Curtas da Espanha:

O que é aquela alavanca no lado esquerdo do cockpit? Suponho que seja a alavanca de ajuste da asa dianteira. No meio da reta de Barcelona eles acionam a tal da alavanca e o motor dá um salto, como se fosse uma marcha a mais. O CT pode confirmar isso, eu não sei se o ângulo de ataque muda tanto assim a ponto de dar um tranco do jeito que dá na reta.

Na Austrália eu estava empolgado, Malásia eu dormi, China também, Bahrein eu já estava no meio da trilha pra um rally. Então esta foi a primeira classificação que eu pude acompanhar de acordo.

Achei os carros no Q1 e Q2 com muito subesterço. Não sei se é essa a nova cara da F1, um centro de pressão mais pra trás em relação ao ano passado. Pensei nos difusores, os caras projetaram o carro sem e colocaram depois, por is o centro pra trás. Mas aí notei understeer também em curvas de baixa, e nos carros da Brawn, que já foram concebidos assim.

Depois, os carros no Q3 pareciam mais neutros. Ou seja, a coisa é mecânica. Mas acho que dá pra brincar com isso. Preciso ler as regras, mas não tem nada que proíbe o uso de pneus macios na dianteira e duros na traseira, certo? Para o último trecho da prova, fazer um pit rápido, tanque vazio e pneu macio na frente...

Eu tinha uma teoria sobre Vettel, que vou escrever aqui, quando tiver tempo, juro. Mas depois da classificação de hoje, ela está indo por terra. Vou ver o resultado da corrida, e depois escrevo mais sobre isso.

Aliás, tem toda uma teoria sobre pneus que eu estou elocubrando aqui que preciso de mais tempo pra escrever. Ah, essa minha ponte aérea SP-Foz acaba com o meu tempo livre, mas vale cada segundo...

Di Grassi azarado na corrida de hoje da GP2. Sim, era problema de ajuste de carro, pode ser que ele tenha batido em alguém, não li notícia nenhuma, mas que foi ruim pra ele, isso foi. Nelisnho está na corda bamba, e a disputa estaá entre Di Grassi e Grosejan. 10 a 0 pro franco-suíço.

Ah, palpites, para vocês me zoarem depois da prova: Button, Barichello, Vettel, Massa. Manjado, né?

2 comentários:

  1. Fiquei muito surpreso com o desempenho do Massa. Vi os pesos dos carros e ele é o mais pesado entre os Top 6, além de que será o primeiro carro com Kers, então esperem em uma boa largada.
    Minha aposta: Vettel, Button, Massa, Barrichello.

    Não sei te dizer se ali é o ajuste da asa. Minha aposta é que aquele ajuste é distribuição de cargas nos freios e o ajuste de asa fica no volante. Acredito que o barulho que aparece na reta não tem nada a ver com esse ajuste. Mas é só um palpite.

    Sobre balanço, fontes de uma equipe (hahaha, pareço o Reginaldo) me disseram que não vale a pena usar Kers em todas as pistas porque ele gera muito problema de balanço. Um problema óbvio é o peso que impossibilita usar lastros. O segundo é que ele pega parte da carga de frenagem das rodas traseiras e, portanto, a distribuição de cargas no sistema de freio é diferente.

    A Renault deixará de usar por algumas corridas e se a Ferrari está confiante assim é porque eles estão bem desenvolvidos com esse sistema.

    ResponderExcluir
  2. Para os que tem acesso aos papers SAE uma dica...
    Número 2008-01-2956... Interessante. Cone 3D de performance de F1, set-up de carro para otimização de uso do KERS e noções básicas de como calcular tempo de volta em cada circuito.

    Aos que não tiverem acesso mas queiram saber mandem um e-mail... hehehe

    Abraços

    ResponderExcluir