segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Será?

A Red Bull deu uma tremenda lição de moral na Ferrari este final de semana. A história todos os leitores deste blog já conhecem. Webber poderia estar a somente um ponto de Alonso agora. Mas a ordem dos boxes não veio. Isso em nome da esportividade.

Que belo exemplo, dizem todos. Isso é esporte. Não a palhaçada que a Ferrari fez em Hockemheim.

Certo, eu concordo. Mas será que ela é tão pró-esporte assim?

Eu penso na seguinte situação: Alonso estoura mais um motor, e perde dez posições. Naquela pista mequetrefe, passar é um desespero. Larga em décimo quinto. Webber, em mais um daqueles lampejos, acha uma volta Hulkenberg no Q3 e larga na pole. Vettel em segundo, é mais um final de semana de domínio incontestável da Red Bull. Sem chuva, realmente não tem chance pra ninguém.

Largam, todos sobrevivem, Alonso ganha duas posições, Webber ainda em primeiro, Vettel bem atrás. Hora do pit stop.

Com Alonso fora (mais que quinto, eu acho), Vettel em primeiro e Webber em segundo, os dois Red Bull empatam na classificação, e leva o título Vettel, pelo número de vitórias. Então, nesta situação, será que a equipe vai demorar pra achar uma porca de roda do australiano?

Tudo o que Webber precisa fazer é encaixar uma bela volta no Q3, e andar mais que Vettel. Aí o problema vai ser do Christian Horner e do Helmut Marko.

Ou senão esta: última volta. Webber, Vettel, Alonso em sétimo. A ordem vai vir ou não? Eles Vão manter o esporte acima de tudo?

Eu não me espantaria se a ordem viesse. E Webber, se cumprir, vai fazer como Barrichello na Austria: na reta de chegada, na frente de todo mundo. E se não acatar a ordem, dane-se, ele é campeão do mundo. Coisa que nunca mais vai ter a chance de ser.

Tudo especulação. Que venha o GP de Abu Dhabi!

Quem cruza a linha em primeiro, em Abu Dhabi?
O clique é da cunhada, que tá virando colaboradora do blog.

3 comentários:

  1. Da mesma forma que a disputa pode ficar entre os pilotos da mesma equipe, a Red Bull pode ter jogado o campeonato na mão do Alonso, o que eu acredito mais que deve acontecer. Se eu fosse da Red Bull, inverteria a posicão e deixaria o Webber disputar com o Alonso em Abu.
    Tudo bem, o Alonso tá sem motor, a Red Bull tá andando mais e os dois pilotos ainda têm chances....
    Por todas essas variáveis e "se" que as corridas são empolgantes.
    E que venha Abu Dhabi. Quem não deve tá gostando nada desse GP são os mecânicos das equipes que não puderam dar umas voltas na Fogo de Chão e outros lugares que todos sabem. Mal acabou a corrida e já tinham que partir pro outro lado do mundo.
    E 2011 rumo ao primeiro ponto da Lotus!!

    ResponderExcluir
  2. Minha opinião é que Ferrari e Red Bull agiram contra o bom senso. A Ferrari por fazer um jogo de equipe infeliz no meio da temporada e a Red Bull por não fazer um jogo de equipe no momento crucial.

    Se Alonso for campeão não será por causa dos 7 pontos que ganhou de Massa na Alemanha. Será porque pilotou muito e no final do campeonato tinha mais pontos que os outros. O desempenho e atitudes dos pilotos variam conforme a pressão. Não tivesse ganho os 7 pontos de Massa, talvez já fosse campeão. Talvez estivesse fora da disputa e fazendo jogo de equipe para Massa.

    Podem torcer a vontade contra Alonso, chamar de viado como Interlagos inteiro fez, fazer macumba pro motor quebrar, qualquer coisa. Mas se ele ganhar será um legítimo tri-campeão. Não existirá nada de errado, nada a ser contestado, nem mesmo a tal esportividade que tanto se fala. Ele e Massa são funcionários de uma empresa e trabalham para uma EQUIPE. Manda quem pode, obedece quem tem juizo. Se o funcionário não tá contente com a política da empresa, pega suas coisas e vai pra outro lugar.

    ResponderExcluir
  3. Em entrevista ao Reginaldo no linha de chegada Massa foi enfático - ele acredita ter chances de disputar o campeonato ano que vem, assim como fez em 2008 com um colega recém campeão do mundo na equipe.
    Ainda com relação a entrevista, eu queria bater naquele Rogerio Ceni que ficava cortando o Regi e fazendo perguntas idiotas pro Massa.

    Ano que vem, com Interlagos fechando o campeonato, a festa vai ser grande - segura a inflação dos preços de serviços prestados pelas moçoilas paulistanas!

    ResponderExcluir