terça-feira, 2 de novembro de 2010

Circuitos da Europa (1)

Bom, como fui ridicularizado agora há pouco, vai aqui a prova de que REALMENTE passei por alguns autódromos na minha viagem. O primeiro deles foi o circuito de Rouen, mas só passamos em frente, de tão escondida que a pista está. Aliás, o abandono dos autódromos franceses é alguma coisa que prometo comentar em breve.

Mas enquanto isso enrolo os leitores deste blog e vou postando as pistas com fotos e provas. A primeira delas é Reims. Pista que hospedou o GP da França de 1953 a 1967. Na verdade, a pista fica em Gueux, subúrbio de Reims. O traçado dela é este aí embaixo:



Gueux é esta vila do lado esquerdo da pista (imagem Google Earth). Se você olhar, o traçado é monótono. Quase um oval, praticamente só com curvas à direita. Mas depois de andar lá, não é nada fácil dominar Gueux. Não aparece, mas os relevos da pista tornam a volta extremamente complicada. A grande maioria das freadas, são em descida, e para os carros com pneus estreitos freios de aço, devia ser difícil controlar os charutos e entrar nas curvas.


Aqui, dá pra ver os resquícios de uma pista de corrida. De pouco em pouco, pela volta, dá pra ver que um dia passou uma pista de corrida por lá. É um muro pintado, uma placa, algumas coisas lembram que um dia houve corridas ali.

E na verdade, uma parte do circuito ainda está ativa. Existe hoje um clube que mantém a história, e organiza anualmente uma corrida de carros históricos, mas usa uma versão encurtada. Isso porque a única curva para a esquerda da pista está como na foto acima. Ela vira meia pista, e duzentos metros depois, acaba numa plantação de beterrabas. Beterrabas!!! Vai entender.



O grupo que cuida da pista, os amantes do Circuit de Gueux, mantém a pintura dos boxes, torres e arquibancadas o mais fiel possível à antiga pista. Eles realmente mantém a história viva, dentro do que podem. Olhem as fotos abaixo, a comparação com os anos 1950/60 e setembro de 2010 (as imagens históricas, do lado esquerdo, são da LAT):


Esta aqui é a entrada dos boxes. Como todas as pistas antes da tragédia de Le Mans, não havia muros separando os pits da pista. Mas repare que havia um muro, os carros não podiam entrar nos boxes.



Esta é uma corrida de turismo, eu ia tirar do mesmo lugar, mas há uma placa de proibido subir no terraço sobre os boxes. Havia até uma observação de risco de desabamento, afinal aquilo tem pelo menos 60 anos sem manutenção decente. Mas pra quem me conhece sabe que eu subiria de qualquer jeito, não fosse os funcionários (e a polícia) que estavam por lá. Fica pra próxima fazer uma foto parecida.


Esta última eu quase acertei o ângulo. Mas não dava pra ficar dando bobeira no meio da pista. É que, apesar das fotos não mostrarem nenhum carro, a reta de largada é hoje uma estrada muito movimentada, que liga Gueux a Reims. Mas reparem as propagandas, que são as mesmas 50 anos depois!!
E no fim, Reims é uma pista fantasma, que apesar do esforço dos amantes do circuito, não dá aquela sensação da história que ela tem. Um lugar meio triste, uma ruína. Mas tem autódromo no Brasil em condição igual ou pior...

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