segunda-feira, 3 de maio de 2010

Estolando a Asa Traseira

Para mim uma asa estolada sempre foi sinônimo de algo ruim! Demorei muito tempo para conseguir entender qual o sentido de estolar a asa traseira de um F1 como a McLaren vem fazendo e como todas as outras equipes estão tentando fazer.
A asa traseira de um F1 possui dois elementos: elemento principal e flap (na seção central da asa é permitido uma configuração com três elementos, mas não vem ao caso aqui). O flap é um elemento gerador de downforce por si só, mas tem uma influência muito maior na geração de dowforce do elemento principal. Se olharmos só para o flap, a relação -L/D não é muito alta, ou seja, ele gera muito arrasto para pouco downforce (ressaltando novamente que ele tem uma função muito mais importante no conjunto com o elemento principal). Se for possível estolar o flap, ocorre uma drástica redução de dowforce e arrasto neste elemento, o que é ruim em curva mas excelente em reta porque downforce não é necessário lá (o único lugar em que é preciso downforce em reta é no Sambódromo).
Isso vem sendo trabalhado há muitos anos na F1. Antigamente não existia controle de deformação e as equipes projetavam as asas de maneira que o elemento principal e flap se uniam devido a carga em reta e estolava. Com a proibição desta técnica, as equipes passaram a desenvolver outros métodos. Ano passado algumas equipes apareceram com as barbatanas grandes até próximo da asa e a idéia era criar uma camada limite nesta carenagem para afetar a asa em reta e estolar o flap. Este ano a McLaren apareceu com o esquema de injeção de ar atrás do flap que pode ser controlado pelo piloto. Esta talvez seja a técnica mais segura porque o fenômeno pode ser bem mais controlado. As outras equipes estão testando suas configurações agora, mas isso leva um tempo porque o fenômeno é muito sensível e difícil de ser ajustado. Você não quer sua asa estolada em uma curva... Em quanto isso, a McLaren leva uma clara vantagem em reta. Os dados das equipes apontam a velocidade máxima deles como sendo entre 8 e 10km/h mais alto do que a segunda mais rápida! Vocês conseguem imaginar o que isso vai significar na reta de Barcelona?

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