segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dentro da Fórmula 1

Agora tudo é oficial, já está acontecendo e posso colocar um post aqui no Blog do Zé Ruela. A Lotus Racing realizou um benchmark no final do ano passado para escolher o software de CFD a ser utilizado e a CD-adapco venceu. Desde então eles começaram a montar um time e desenvolver metodologia, no entanto encontraram diversas dificuldades porque F1 puxa todos os limites de tecnologia: tamanho dos modelos, modelos de turbulência, quantidade de processadores nos clusters, comunicação entre os computadores, etc.
Sendo assim, eles decidiram contratar três engenheiros da CD-adapco para ficar on-site por três meses, um deles para trabalhar em desenvolvimento de metodologia e outros dois para trabalhar em produção de simulações. Meu chefe me ofereceu a oportunidade de trabalhar na segunda área e eu aceitei!
Comecei na segunda-feira passada. Inicialmente tomei um susto enorme devido à localização: fica lá no meio do nada, bem no meio do nada. Não tem nada perto, não tem lojas, não tem pubs, nem restaurantes. Tudo tem que ir de carro. Nem meu celular pega direito, tenho que sair do prédio para conseguir sinal. Como vocês podem imaginar, ninguém é louco de levar a família para um lugar assim e a maioria das pessoas mora em outro lugar e volta para casa no final de semana. Como resultado, ninguém tem nada para fazer lá e trabalha até mais tarde. Como diria o Silvio Santos: bem bolado!!
O time de CFD é bem pequeno, menos de 10 pessoas trabalhando com esta função sendo que algumas destas trabalham apenas com CAD preparando as geometrias para CFD. Até aqui CFD contribuiu muito pouco para o desenvolvimento e tudo foi feito em túnel. O grupo de aero se divide em front wing, bodywork e rear wing. Eu fui alocado para Rear Wing e trabalho com uma pessoa responsável por CAD e o aerodinamicista chefe desta área. Minha função é inicialmente rodar as análises que eles me pedem e em algumas semanas devo começar a dar sugestões por minha conta.
Esta primeira semana foi animal! Tenho acesso a todos os dados de aero, ensaios em túnel, procedimentos das corridas, programas de ajustes nos treinos livres e feedback dos pilotos. Como é de se esperar para uma equipe nova, tudo está em estágio inicial de desenvolvimento e engatinhando. Porém a estrutura que o Mike Gascoyne queria montar está praticamente montada e agora a expectativa é que os resultados comecem a aparecer a partir de Barcelona, onde a Lotus terá um carro praticamente novo. A equipe já está começando o desenvolvimento do modelo 2011 mas acredito que não parará com o 2010 porque precisa de bons resultados para garantir dinheiro para o ano que vem.
A partir da próxima corrida eu começo a escrever uns posts de análise de detalhes aerodinâmico dos carros.

Um comentário:

  1. Este é o post mais esperado pelo blog!!! Eu aqui encerando a coisa, e finalmente caiu o post.

    PARABÉNS~, CT!!!

    Agora a Lotus Racing é a equipe oficial do Blog Zé Ruela!!!

    ResponderExcluir