quinta-feira, 26 de novembro de 2009

GP Brasil de 1993

Fui colocar uma ordem nos arquivos do computador, quando me deparo com um certo GP Brasil de 1993, transmissão da Globo, que algum tempo atrás havia abaixado mas nunca tinha assistido com o carinho que merece. Hoje foi o dia, afinal, a abstinência já começa dar os primeiros sinais.

Interlagos mudou muito, os carros mudaram muito, a transmissão do Galvão mudou muito. Pasmem, hoje em dia está melhor, tirando é lógico os xiliques. Obviamente está melhor porque hoje tem o Burti...

Vamos para a largada. Prost e Hill na frente, com a Williams de outro mundo. Senna largando em terceiro passa Hill logo na primeira curva. Depois vem Schumacher, um tal de Alesi, JJ Lehto e Wendlinger. Andretti sai voando catapultado por Berger. Lá no meio dois pirralhos faziam a festa, Rubinho Arisco Barrichello e Christian Fittipaldi, que havia feito pontos na primeira prova do ano.

Em poucas voltas Prost sumiu, Senna perde o lugar para Hill, Schumacher vem na cola. Começam as trocas de pneu... e vem a chuva. Que salvou a corrida, senão seria um passeio vergonhoso de Prost e Hill. Logo que a água começa a cair, vira um dilúvio em frente aos boxes. Senna dá sorte porque a água despenca quando ele está na subida dos boxes e entra correndo. E daí que não entendi mais nada. Prost vem logo atrás, quase uma volta à frente de Senna, e não pára. A chuva aperta. Quando Aguri Suzuki se arrebenta na reta devido ao aquaplanning, Prost vem para mais um volta. Está caindo o mundo, mal dá pra ver a reta... e Prost passa reto. O resultado todo mundo sabe, acabou na brita do S do Senna. Porque ele não parou??

Não dá pra entender. Por mais que não estivesse chovendo no resto do circuito, foi uma atitude burra, quase criminosa, seguir com slick. Christian que também rodou no mesmo lugar dá uma entrevista no decorrer da prova dizendo que arriscou porque o resto do circuito estava seco... foi sem noção. Safety Car na pista.

Em algum momento, Rubinho abandona com problemas... no câmbio. A entrevista dele beira o ridículo. Vettel parece um idoso diante daquela imagem magricela e mirrada de Barrichello, que mais parecia ter saído de um velotrol do que de um F-1. E o Galvão manda aquele... não é nada não Rubinho, quando você tiver um carro bom vai poder sentar a bota... ai Jisuis.

Depois da saída do Safety Car, Senna entra para colocar pneu slick antes de Hill e quando o inglês volta dos boxes, Senna manda aquele drible na entrada do Laranjinha e assume a liderança. Foi quase um drible da vaca, jogou a bola de um lado e correu pelo outro! O circuito vai ao delírio. Galvão grita interrompendo o reporter que falava dos boxes da Williams tentando uma entrevista com Prost.

Dai pra frente Senna segura a ponta, abre vantagem e segue tranquilo para a vitória. Na última volta, passa na reta aposta mandando um tchauzinho pra galera. Vai repetindo o gesto ao longo do trajeto. Vence a prova e quando chega na reta oposta, um bando de loucos voa pra cima do carro. Senna vai levando na manha, mas quando atropela uma besta (parece ser o Ganso...), o carro pára e acabou. Vira um enxame de abelhas sobre o mel. Schumacher tava logo atrás... será que alguém aproveitou pra dar um peteleco nele? Se soubessem o que ele iria fazer no futuro, dariam é muita porrada.

Depois da necessária truculência de alguns PMs, Senna sai do carro, parece um astronauta voltando do espaço (por causa do capacete...). Dentro do Safety Car (um Tempra... como as coisas evoluiram...) ela vai sentado na janela mandando aquele tchauzinho estilo Miss Brasil. 15 minutos depois chega nos boxes. No pódio, Fangio espera por ele. Senna desce e abraça o maior campeão do mundo de todos os tempos. Mal sabiam que aquele moleque alemão de macacão amarelo, no degrau do terceiro colocado, colocaria os dois no bolso.

Mas a pergunta que não quer calar... fizeram vistoria técnica no carro do Senna após a corrida?? Acho que não sobrou muita coisa...

Um comentário:

  1. Eu tinha onze anos nessa corrida, do dia mesmo eu lembro do Prost e Christian saindo no S, da ultrapassagem no Hill e da imagem astronauta no meio da galera + tchauzinho dentro do Tempra.
    Eu nunca tinha pensado na vistoria técnica... hahaha

    ResponderExcluir