segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Brawn GP - A melhor equipe da F-1 de todos os tempos

Hoje cedo fui acordado no trabalho pelo e-mail do Zig informando sobre a criação da equipe Mercedes de F-1. Um passo ousado desses alemães, principalmente pela enxurrada de desistências. Mas dá pra entender um pouco.

Não tem jeito, associar o nome da empresa à F-1 é retorno garantido. São milhões e milhões de telespectadores, patrocínios, eventos, shows, mulherada, etc, etc. O problema é quando você gasta mais do que retorna, tipo Toyota. Com a decisão comum de reduzir custos e a expansão da F-1 para novos mercados, o retorno vai continuar alto, mas a gastação de dinheiro será mais controlada.

A Mercedes fez um estágio de anos com a McLaren, onde desenvolveu o melhor motor da F-1 e aprendeu o que é gerenciar uma equipe. Norbert Haug, sempre com aquela cara de poucos amigos, já aprendeu o caminho das pedras. Por meios próprios, a Mercedes já seria candidata a grande equipe, mas se juntou a ninguém menos que a Brawn GP, a melhor equipe de todos os tempos.

A Brawn GP venceu todos os campeonatos de pilotos e construtores que disputou - 100% de aproveitamento!! Foi um só, tudo bem, mas nada que tire os méritos de Ross Brawn e o bando de abnegados que o seguiram. Em nove meses foram de massa falida e dupla de pilotos desempregados a campeões mundiais. Na virada do regulamento deram um olé nas grandes equipes e fizeram um baita carro que ganhou 6 em 7 provas com um piloto mediano como Button. Escreveram uma história que vai durar para sempre. Vou sentir saudade do carro verde fluorescente.

Um comentário:

  1. Eu também. Sempre é legal torcer pelo azarão.
    Eles ainda fizeram pole e dobradinha na corrida de estréia. Ops, estreia. (esse novo português me confunde. Imagina um caipira falando da "estreia vermeia do PT." Estréia ou estrela?)

    Depois do furo ainda não confirmado do Button na McLaren, todo mundo falando que foi burrada da Mercedes. Sei não. Se o número 1 for realmente pra Woking, acho que não vai fazer falta em Brackley. Quem vai realmente fazer falta já está de mudança pra Didcot. Aula de geografia inglesa!

    ResponderExcluir