OK, a idéia era boa, eu entendi.
Os carros de F1 atuais são muito sensíveis ao "ar sujo" que vem do carro da frente, então não podem fazer a curva colados um no outro. Entrando distante na reta, não dá para pegar o vácuo, e não dá pra ultrapassar. As regras de 2009 tentaram tornar os carros menos sensíveis, mas como sabíamos desde 2008, isso não ia durar muito.
Então, a ideia está nas pistas. Uma sequência de curvas de baixa, uma longa reta, uma curva de baixa. A primeira sequencia de curvas serve para os pilotos se aproximarem. Com velocidades de 80 km/h, somente a aderência mecânica é necessária para permitir aproximação.
Então os carros entram na reta colados, porque vão entrar a baixa velocidade. A partir daí é acelerar, emparelhar, e frear dentro da curva, pra fechar a ultrapassagem.
A fórmula foi usada por Tilke no A-1 Ring, que um dia se chamou Zeltweg, e Sepang, para dar uns exemplos. E tem a China também.
Mas havia um problema. Os pilotos que seriam ultrapassados naturalmente iam para o lado de dentro da curva, evitando as manobras.
Tilke e seu pessoal achavam ter resolvido o problema: colocaram outras sequencias de curvas nos finais das longas retas, como na Turquia e em Abu Dhabi. Mas, as disputas não aconteceram. Mesmo com o regulamento de 2009. O que será que aconteceu?
Os freios. Os caras fazem de 300 a 100 km/h em 70 m. É só alicatar o negócio que ele pára. E a eficiência é igual para todos, se souberem usar. Não dá pra ultrapassar. Você freia em cima, dá o lado sujo para seu perseguidor, ele pega macarrão e acaba com a ultrapassagem.
OK, mas porque em São Paulo tem ultrapassagem pra caramba? O trecho Junção-Café-Reta-S do Senna não entra na receita do Tilke? Não. Interlagos tem uma coisa que a maioria das pistas do cara não tem: relevo. E o S do Senna é uma curva desgraçada, com uma entrada difícil, espaço pra escorregar, enfim, não é uma mutilação tão feia assim.
Se ao invés de curvas de baixa no final da reta, e se fossem curvas abertas, onde o piloto precisa de "culhão" pra frear um pouco menos, não meter o pé no freio, e sim só um leve toque? Uma curva aberta, que não deixasse macarrão do lado de fora, e permitisse que a curva fosse contornada lado a lado? E se o resto do circuito tivesse mais curvas de alta, além das longas retas, que fazem os engenheiros diminuir o ângulo de asas, e diinuir a situação de aderência, e sensibilidade em relação ao carro da frente?
Aí eu vejo no jornal que o circuito de Jacarepaguá vai ser demolido de vez. Não tem o relevo de Interlagos, mas eu imagino o que seria uma corrida de F1 dos dias de hoje nessa pista aí?
Freio é o grande vilão, aliado ao nível de otimização que os carros chegaram. A sujeira fora do traçado sempre existiu, mas como os freios não eram tão eficientes, aceitava um louco, com mais culhão, freiando depois do limite (extremo). Hoje não dá. O cara sai do traçado, suja o pneu. O cara freia no limite, trava roda, marca o pneu e passa a perder dois décimos por volta pela sensibilidade no acerto. A F-1 atual continua sendo maravilhosa, mas é uma compatição cujo vencer é aquele que erra menos, desde o treino de sexta até a última volta do domingo.
ResponderExcluirOutra coisa que acho que tem muita influência. O tamanho do carro. Anos atrás, antes de um GP Brasil, o Bruno Senna andou com uma Lotus 85 do Ayrton. O F-1 atual deve ter pelo menos 1 metro a mais de comprimento que um carro daquela época. Na hora que você vai rachar uma curva, um metro de carro faz muita diferença.
Quanto aos circuitos, relevo e curvas de alta parecem ser a chave. E acho que Jacarepaguá hoje em dia seria um péssimo circuito pra F-1.
Concordo com vcs. Relevo, curvas de alta e curvas com variacao de camber/inclinacao (nao sei se camber esta correto) fazem muita falta nestes novos circuitos. O visual dos circuitos parece video-game e as corridas autorama como como vcs comentaram.
ResponderExcluirEstava lendo a coluna do David Coulthard no site do jornal "The Telegraph" e ele comenta sobre este tema. O link esta ai abaixo:
http://www.telegraph.co.uk/sport/motorsport/formulaone/6487724/David-Coulthard-eight-drivers-will-fight-for-2010-Formula-One-title.html
Abracos