quinta-feira, 30 de julho de 2009

A volta de Schumacher

Senna foi meu ídolo de criança. Ele era o cara determinado para conseguir o que queria, o cara que colocava o coração na forma de pilotar, que não aceitava ser segundo piloto nunca. Era o cara que respirava duas vezes apenas nas suas voltas de pole-position, que intimidava os adversários abrindo vantagem logo no começo da prova, que mesmo com equipamento inferior fazia voltas fantásticas em determinados momentos da corrida para desencorajar o seu adversário a andar mais rápido e tirar a vantagem.

Schumacher é meu ídolo de adulto. Em uma época em que muita gente achou a F1 chata por ter sempre o mesmo vencedor, eu aprendi a gostar de ver as entrelinhas da competição. Gostava de ver o Schumy sendo o mais próximo de perfeito em todos os momentos da corrida. Ele era o cara que treinava entrada e saída de box em todas as suas entradas/saídas desde sexta, que fazia sua equipe de mecânicos treinar forte os reabastecimentos, que mantinha um ritmo constante durante a corrida e, se solicitado, fazia 20 voltas em ritmo de qualificação. Era o cara obcecado pela perfeição e que fazia todos a sua volta trabalharem no mesmo nível.

Não existe comparação entre os dois estilos, ambos tiveram sucesso do seu jeito e em épocas diferentes. Na Formula 1 de hoje, eu vejo pilotos como Hamilton e Massa mais próximos do que foi Senna, pilotam com garra. E vejo o Alonso como o mais próximo do Schumacher (e acho que muito próximo).

Gostaria que não fosse nesta situação com o Massa no hospital, mas vai ser muito bom ver o Schumacher novamente. Não acho que ele estará no seu melhor nível físico e acho que ele vai demorar um pouco para se entender o carro, mas com certeza não fará feio. Deixo uma sugestão para todos os Zé Ruela: na próxima corrida liguem o computador no Live Timing do site F1.com e acompanhem os tempos de volta de 4 ou 5 pilotos durante toda a corrida. Minha sugestão é que acompanhem Schumacher, Alonso, Hamilton, Button e Barrichello.

É muito legal acompanhar os diversos momentos da prova: desempenho após largada, antes dos pitstops, com pneu mole/duro, após um tempo tentando ultrapassar outro piloto, etc. Dá pra confirmar que vencer corridas não significa só largar bem e ter uma boa estratégia, precisa também de ritmo forte o tempo todo. E nisso Schumacher foi o melhor.

2 comentários:

  1. Na boa, se o Schumy correr em Spa... pode mandar um picolé pro Raikkonen esfriar a cabeça.

    ResponderExcluir
  2. Show de bola a descrição do trabalho do Schumacher, e porque o cara é bom, e porque ele faz falta.

    Ele não vai fazer feio, não. Não conhece a pista, o carro, não interessa. Vai ficar muito próximo do Kimi em Valência. E deixem o alemão na F60 até o final do ano que eu tenho certeza que ele ganha uma corrida.

    Fico superempolgado com o alemão voltando a pilotar. Ele não está no ritmo de corrida, mas o cara com certeza ainda tem a coisa. Pena que a situação foi ruim pra isso acontecer. Legal mesmo seria se a dupla de 2006 se repetisse em 2009.

    ResponderExcluir