sábado, 1 de agosto de 2009

Quem será a próxima?

Devido ao acidente do Massa e o retorno de Schumacher, um fato muito importante passou com poucas notícias essa semana - a BMW vai abandonar a F-1 em 2010. Tenho que admitir que após todas as brigas com o Max Mosley no começo do ano, não esperava um anúncio desses tão cedo. Mas a realidade dos negócios não tem espaço para o glamour do automobilismo. Montadora ganha dinheiro vendendo carro, simples assim. F-1 ajuda no desenvolvimento tecnológico? Claro, mas nem comparar os custos de uma equipe de ponta com os custos de uma gerência de desenvolvimento tecnológico com meia dúzia de nerds.

Postulante ao título de 2008, a BMW começou mal 2009 e não achou o caminho. Dizem que o carro é horrível, uma bomba, inguiável. Na verdade o carro pode até ser bom, o problema é que existem 16 carros melhores. E isso bastou para enterrar a equipe que mais impressionou nos últimos anos. Lógico que não foi o péssimo ano de Kubica e Heidfeld que levou a BMW a encerrar os negócios, isso estava planejado há tempos. A performance em 2009 foi apenas a cereja do bolo.

Kubica e Heidfeld estão à deriva, desempregados para o próximo ano. Se eu fosse eles ligava para o Button e Barrichello pra pegar umas dicas de como sair do desemprego e ganhar um título mundial.

Uma pena, gostava da equipe. Pior ainda, mais um monte de gente no olho da rua. Um final melancólico com uma pequena nota do site da equipe.



Um comentário:

  1. Pois é, quem será a próxima é o que mais me preocupa. A briga que o Mosley arrumou não foi em uma época apropriada, em que os diretores das grandes corporações (que em muitos casos não estão nem aí para a F1) estão tomando difíceis decisões para cortar custos.
    Conhecendo um pouco mais de perto o automobilismo aqui na Inglaterra, descobri que muito pouca tecnologia sai de uma equipe de F1 para os carros. A F1 é 99.99% marketing para as corporações como Toyota, BMW, Mercedes, Renault, etc.
    Neste contexto se de um ano para outro e em meio a uma séria crise econômica mundial seu carro deixa de brigar com a Ferrari para brigar com Force India, deixa de fazer sentido gastar tanto dinheiro na F1. Para piorar existe pouca estabilidade para os próximos anos...
    Parece ser o movimento contrário do que aconteceu na década de 90 quando que as montadoras invadiram.

    ResponderExcluir