domingo, 26 de julho de 2009

Agora eu quero ver

Nada vi sobre o GP da Hungria de F1, estava feliz da vida no Workshop do FSAE. Um sucesso total, não poderia ser melhor. Apenas li algumas notícias da F1. Mas uma coisa me deixou louco, puto da vida mesmo, que foi a suspensão da Renault por uma corrida por soltar o Alonso deliberadamente em condição perigosa???

Bom, vamos a política da FIA. O grande mérito de Mosley foi ter quebrado o sistema de pesos para os votos das federações na eleição de presidente. O voto da Inglaterra tem o mesmo peso que o voto das Ilhas Maurício, ou Guiné Bissau.

Aí, SE o presidente da FIA chega para o presidente da Federação de Bahamas, e fala assim: "Vota em mim na reunião do Conselho Mundial que eu te coloco como Comissário Desportivo da F1! Assim você pode levar o que aprendeu para seu país." O que você faria?

Bom, isso pode explicar porque os comissários deste domingo eram representantes da Hungria (tem que ter um local), um representante de rally da Nova Zelândia, e um representante de rally dos Emirados Árabes Unidos (!?) Não questiono a qualidade e o conhecimento de cada um deles sobre automobilismo, pode até ser maior que o meu.

Mas gente do rally achar que a Renault foi omissa... Nossa, no Rally acontecem inúmeros problemas de carro saindo do apoio com o freio sem fluido, com o câmbio solto e pode cair no chão, um monte de coisa. E a Renault sabia e não fez nada? Tá bom, eu tenho chance de uma boa colocação, tenho uma falha, e não faço nada? Entre o mecânico perceber que a pistola não acusou o torque na roda, comunicar isso ao engenheiro, e o engenheiro tomar conhecimento do problema, absorvê-lo, e conseguir comunicar Alonso, que já sentiu alguma coisa, se vão alguns segundos. Que podem ser interpretados como omissão.

Os fatos infelizes ocorridos nos últimos dias, causados por peças soltas na pista, provavelmente pesaram na decisão destes comissários. Mas é exatamente isto que não pode acontecer. O comissário desportivo tem que ser frio, não pode se deixar levar pela emoção do campeonato ou do momento.

E a FIA erra, e muito, em escolher comissários que não tenham a capacidade de avaliarem o momento. Fórmula 1 não é lugar pra treinar comissário técnico. Quer aprender? Que seja como Diretor de Prova adjunto, ou algo assim.

A Renault, claro, apelou. Quem decide agora é o Tribunal de Apelações. E agora eu quero ver se o tribunal vai limpar a besteira, ou mantê-la. O que eu acho? Vai pra sursis. A Renault fica sob obervação e se cometer outra besteira até o final do ano, toma a suspensão. Esta seria uma maneira política de jogar a besteira pra baixo do tapete.

Besteiras que os comissários vêm fazendo há tempos. Pra citar algumas: Monza 2007, Bélgica 2008, Austrália 2009.

Curtas:

- Abandonos! Carros ainda quebram!
- A idéia do Kers era tão boa como a dos pneus sulcados, até com apelo ambiental, mas não colou.
- Um pontinho positivo para os comissários, que não puniram ninguém depois da largada.
- Button só consegue ser rápido com carro bom?
- O GP Brasil, quem diria, pode decidir o título do mundial 2009.
- Tchau, Nelson Angelo. Mas antes, dando uma entrevista já no grid, uma patada com pedigree Piquet: "Nelsinho, ontem foi seu aniversário. Como foi comemorar a data com esta classificação, Massa, etc.?"."Já passei da idade para comemorar aniversário. Para mim, é um dia como outro qualquer. " Iaaaaauuuuu!!!
- Uma felicidade imensa a realização do I Workshop Fórmula SAE Brasil. Agradeço a todos os envolvidos, foi bom demais. Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário