sábado, 25 de julho de 2009

Quando o ainda mais improvável acontece

Dois posts abaixo comentei sobre a morte de Henry Surtess na F-2, vítima de um pneu desgovernado que por obra do acaso acertou exatamente a cabeça do piloto. Considerei aquilo uma fatalidade, acidente dos mais improváveis, mas que podem acontecer em uma corrida de carros. Coisas que podemos pensar... outra dessa nunca mais. Mas não é que apenas uma semana depois acontece uma situação ainda mais improvável?

Hungaroring, uma das pistas mais lentas da F-1. Uma mola se soltou do carro de Rubens Barrichello logo após a curva três e foi quicando até Massa atingi-lo uns 200 a 300 metros adiante. A tal mola deve ter uns 300mm de altura por uns 100mm de largura. Só tem uma coisa pra dizer... vai ser cagado assim em Plutão!!

Da mesma forma que podemos chamar a situação de azar, temos que olhar a sorte que Massa teve. O detrito atingiu o capacete logo acima da viseira. Não sei o quanto a viseira aguentaria um impacto direto, mas o capacete aguentou bem o tranco. Deve ter muito engenheiro orgulhoso pelo trabalho deles. Sem dúvida nenhuma, se Massa sair dessa só com uns ossos quebrados e um olho bem roxo, o mérito é 100% da tecnologia de projeto e fabricação destes capacetes. Vai ser o maior troféu da vida do Felipe.

3 comentários:

  1. Voltei!

    Agora só o que falta é "especialista" sair falando que é um absurdo correr com a cabeça exposta, que precisa de um Canopy para proteger o piloto. Pode apostar que vai aparecer, porque duas pancadas em uma semana é demais. Besteira.

    Mas os acidentes bizarros no final de semana e o clima, a situação, me lembram Ímola 94. Tomara que seja somente impressão

    A suspensão do Coringa pode ter dado a Pole a Alonso!! A conferir na corrida.

    Vettel, Alonso, Button. Meus parpite.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o Massa tomar uma "molada" na cabeça foi muito azar!! Vamos ficar na torcida pra que ele se recupere bem e volte logo.

    A roda solta garantiu a Renault uma punição no próximo GP. Existe uma especulação que o Alonso pode correr na Ferrari no lugar do Massa....Será?
    Acho difícil....

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que sufoco que foi esse final de semana na F1. Também me lembrou muito Imola 94 pela tensão que o acidente do Massa provocou, assim como o do Barrichello provocou naquele final de semana.
    Durante a corrida hoje, quando o Alonso saiu com aquela roda solta eu achei que algo pior iria acontecer. Logo depois o Webber teve problemas no pit e o mecânico soltou ele em cima de outro carro. Tinha uma tensão no ar, mas felizmente tudo acabou sem nenhum outro acidente mais grave.
    Sobre o Massa: pilotar com a cabeça exposta é a essência do automobilismo monoposto, um risco que os pilotos sabem que correm. Muitos outros tiveram acidentes graves devido à cabeça exposta e muitos morreram por isso e o Senna foi o mais marcante para nós.
    Para mim, surreal foi também a mola ter pegado justamente na transição entre o capacete e a viseira. Um pouco mais para o centro e provavelmente ele nem sobreviveria, um pouco mais pra fora e seria só um capacete raspado.

    ResponderExcluir