Hoje pela manhã fiquei pensando em algum tema para um post no blog. Comecei a anotar alguns fatos e de repente percebi a quantidade de coisas que haviam acontecido entre ontem e hoje no mundo automobilístico.
Começamos com a confirmação de que o espanhol Jaime Alguersuari substitui Sebastian Bourdais na Toro Rosso. Quem?? Pois é, nunca ouvi falar, mas já entra na F-1 anotando o recorde de piloto mais jovem a participar da categoria máxima. Se Bourdais não conseguiu muita coisa, não esperem muito do Jaime. Vejo nos jornais que nunca pilotou um F-1, nenhuma volta sequer. Com as limitações de testes, vai andar muito pouco. Me parece mais um tapa buraco pra se livrar do Bourdais que nunca fez muita coisa e atualmente só reclamava da equipe. Destino semelhante terá Piquezinho. A diferença entre Bourdais e Piquet é que um deles tem um pai tri-campeão do mundo e um troféu de segundo lugar que caiu no colo, salvando o restante da temporada de 2008. Fora isso ambos não tiveram brilho em suas carreiras na F-1. A situação de Piquet é parecida com aquele técnico de futebol que está na corda bamba, já azedou, alguma hora cai. E convenhamos, Nelsinho não deu qualquer motivo para que fique na equipe, qualquer motivo para que os mecânicos passem a noite em claro arrumando o carro.
Passando para a F2. Não lembro quem me disse uma vez uma frase interessante sobre automobilismo: "não temos que lamentar quando morre algum piloto, qualquer pessoa que opta por uma profissão onde é preciso usar capacete sabe dos riscos que corre". Os monopostos atuais são fantásticos, incrivelmente resistentes, taí o Kubica correndo que não nos deixa mentir. Somamos ainda capacete e o HANS, proteção extra à cabeça e coluna. O que falhou então para que logo no início da temporada a F2 visse um garoto de 18 anos morrer em plena corrida? Sinceramente, não consigo achar resposta. Henry Surtess foi vítima em um acidente dos mais improváveis, quase bisonho. As coincidências para que o pneu acertasse exatamente a cabeça do piloto foram muitas, parece coisa de destino, sei lá, aquelas coisas de que chegou o dia dele. Este acidente deve trazer novas discussões e melhorias na segurança, mas enquanto houver corridas, tragédias como essa podem acontecer e há pouco a se fazer. E isso ficou claro na declaração do pai, John Surtess, do qual sei muito pouco além do óbvio que foi o único campeão de F-1 e Motovelocidade da história. Sereno, declarou que o mais importante é que Henry havia sido um bom filho e gostava do que fazia. Nenhuma acusação, nenhum arrependimento, nenhuma mágoa, para mim a maior prova de que quem sobe em um carro de corrida sabe dos riscos que corre.
Passando a mais do mesmo - Rossi. O cara é infernal. Ganhou mais uma, ultrapassando Pedrosa nas últimas curvas... parece de propósito, não basta ganhar, tem que humilhar. A diferença entre os dois na chegada foi menos de 1 décimo... e o décimo é sempre a favor do italiano.
Finalmente, Castro Neves. De passagem pelo Brasil, foi conversar com Lula e o molusco confirmou que a Indy 2010 começa no Brasil. Acho que senti um pouco mais de firmeza no presidente do que as balelas do Luciano do Vale. Pelo menos as cidades candidatas não incluem Recife, o que é uma grande vantagem. É ver pra crer, e se vier, vou ver.
A parte final ficará em outro post. Hoje completam 40 anos da chegada do homem à Lua. Como a Lua tem papel de destaque neste site, ganhará uma homenagem especial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário