segunda-feira, 6 de julho de 2009

Só eu que entendi o que ele falou?

Este post é de um assunto besta, só pra tirar o pó do blog, e porque aconteceu na transmissão do GP da Inglaterra. Antes da corrida em Nurburgring acontecer, vou falar sobre isso.

É o seguinte: em determinado momento da corrida, o Burti soltou uma pérola, algo como: "Em determinados momentos, é melhor deixar passar do que ficar brigando por posições. "

Pronto. Todo mundo saiu espinafrando o Luciano. Onde já se viu, falar uma asneira dessas?? Corrida de carro é isso mesmo, é gente brigando por posição! É a maior asneira! Tá parecendo o Galvão!

Certo. Corrida de carro é andar o mais rápido possível na maior parte do tempo. Mas a estratégia de corrida é importante também. E isso todo mundo sabe. Assim como todo mundo sabe que dois pilotos disputando posição têm tempos de volta mais altos do que aqueles que estão "de cara pro vento", como o Galvão gosta. O carro que vai atrás, porque pega ar sujo, retarda a freada, perde ponto de tangência, etc. O carro que vai na frente, porque tem que fechar a porta, dar o lado de fora da curva, prejudicando a sua tangência, freando diferente, fechando a porta também na saída de curva. E nessa disputa também o consumo de pneus é maior, prejudicando a corrida no final. Corrida de carro é andar o mais rápido possível a maior parte do tempo.

Se eu larguei em décimo segundo, e escolhi a tática de uma parada numa corrida de 60 voltas. Vou parar na volta 30, pra arredondar. Você está largando em sexto, e duas paradas, nas voltas 20 e 40. Esta é a estratégia. Você está brigando pelo pódio e eu, com sorte vou beliscar uns pontos.

Na volta 20, você pára. Volta atrás de mim, que andava 0,8 s mais lento por volta, tanque cheio, sacumé. Mesmo com tanque cheio, você seria 0,2 s mais rápido que eu, porque quem larga em sexto e décimo segundo, tem uma diferença dessa na pista. Acontece que brigando na pista ambos perdemos 2 décimos do nosso tempo ideal. Pior pra você, que está perdendo 0,4 segundos por volta.

Então essa briga dura das voltas 20 a 30. perdi 2 segundos e você, 4. Eu entro para o abastecimento, você continua mais 10 voltas. Nessas 10 voltas, eu de tanque cheio e você vazio. o suficiente para abrir mais de 20 segundos, e você retornar da sua parada na minha frente. Estraguei a sua corrida. Mas posso também ter estragado a minha.

Se na volta 21 você tivesse me passado, eu teria perdido somente 2 décimos nessa briga. E esse 1,8 segundos poderiam me dar uma ou duas posições na volta 30, e quando outros pilotos fizessem a segunda parada. Poderia até tentar os pontos. Mas não, perdi 2 preciosos segundos numa briga inócua para mim. E ainda me arrisquei a bater e estragar tudo. Corrida de carro é andar o mais rápido possível a maior parte do tempo. Ou seja, no tempo total da corrida.

Eu chutei valores, mas as diferenças de tempo de volta com o tanque cheio e vazio são talvez até maiores que isso. Disputa de posição, fica nisso mesmo por volta.

Então, só eu entendi o que Burti quis dizer? E ele, está certo ou errado? Eu acho que ele está certo...

Um comentário:

  1. Finalmente alguem tirou po desse blog. Se alguem tiver algum texto pronto para o CteTHA manda ai que tb estamos precisando.
    Gonzo, se o Burti contestou o Galvao ele ta certo!
    Suas contas fazem muito sentido, nunca tinha pensado muito nisso. Acho ate que vc foi conservador com 0.2s perdidos por volta...
    No final da corrida 2s pode nao parecer muito, mas significa muito na saida de box da sua parada. Sera que eh nisso que o Nelsinho sempre pensa?
    Abraco

    ResponderExcluir