Vitória inquestionável de Weber. Sobrou do começo ao fim, foi rápido e consistente quando era necessário e mereceu o domínio que teve. Weber sempre foi famoso por ser rápido porém com problemas de não ser consistente em corridas, famoso leão de treino. Parece que o fato de ter Vettel como companheiro de equipe está fazendo muito bem para Weber, assim como acho que Raikkonen fez bem ao Massa em 2007 e 2008.
Massa também fez uma corrida excelente. Não conseguia ser muito rápido, mas conseguiu manter o ritmo mais rápido que podia o tempo todo e mereceu o pódium. O esquema da Ferrari é colocar seus carros lá na frente na qualificação, pois na largada o Kers ajuda a ganhar algumas posições e durante a corrida ajuda muito a manter.
Barrichello, no seu melhor estilo, foi para trás sem saber como. Fez uma ótima largada e primeiro stint. Aí a Brawn cometeu o primeiro erro e colocou-o atrás de Massa após o pit (para mim ele deveria ter feito um pit mais curto para um curto segundo stint com pneus moles). No segundo pit a Brawn cometeu o segundo erro no abastecimento. Mas no terceiro stint ele foi extremamente inconsistente, sendo que teve diversos espasmos de voltas 0.5s mais lentas que o seu pelotão, incluindo a primeira volta depois do terceiro pit, que o fez perder a posição para Button.
Para completar, deu uma entrevista para a BBC no final em que se isentou de qualquer culpa e disse que a Brawn deu uma lição de como se perder uma corrida. As palavras finais: "para ser bem honesto, minha vontade é pegar o meu avião e ir embora sem falar com ninguém, porque vai ser todo mundo na equipe com aquele mesmo blablabla de sempre". Para mim, se ainda existia alguma chance dele dentro da Brawn para ganhar do Button, ela se foi hoje com a sua performance e sua entrevista...
O campeonato de construtores parece estar bem aberto. O de pilotos nem tanto, mas Button precisa recuperar logo a estrela que teve nas primeiras corridas para conseguir garantir a taça.
Já vi que o tema na imprensa brasileira é a conspiração contra Barrichello. Interessante é a entrevista da Autosport com Ross Brawn:
ResponderExcluirhttp://www.autosport.com/news/report.php/id/76932
Detalhe para esta resposta:
"Rubens had the 11th fastest time in the race today. You cannot win a race, whatever strategy you have, if your best lap is only 11th quickest. It is just not possible. Those are the facts. Once he calms down, the problems we have is to go quicker. Today we were not quick enough and we have to respond because if we don't we will throw the championship away."
Largando para 3 paradas, você corre o risco de sair do primeiro pitstop e ficar preso atrás de alguém que vai para duas paradas. Ele e o carro não foram rápidos o suficiente para abrir vantagem sobre o Massa na primeira perna - azar dele, sorte do Massa. Na segunda parada, o erro o abastecimento - erro da equipe. Na terceira parada, o lógico, com a evolução das RBR, a Brawn tem que priorizar o Button.
ResponderExcluirO que taca fogo na imprensa brasileira e o Sr. Galvão Bueno, que fica achando um absurdo o Button passar o Barrichello. Mas se fosse o contrário, seria um absurdo não inverter. Por atitudes como essa, visando apenas garantir a audiência é que ele só ferra os pilotos brasileiros criando uma imagem de que são sacaneados. Quem mandou o Barrica ficar 23 pontos atrás do Button... agora aguenta...