quinta-feira, 11 de março de 2010

Enrolando o braço

A nova pista do Deserto... Corrida monótona?


Acho que a F1 só perde em estatísticas pro futebol americano, hóquei no gelo e NBA. Pelo menos os números da FIA normalmente trazem alguma coisa de interessante, ou se pode tirar alguma conclusão pertinente.

Resolvi pensar em uma coisa bem imbecil. Sempre que eu achar alguma coisa inútil (ou quase) de números, vou postar aqui. E o número de hoje fala das pistas do calendário 2010. Qual a distância média de uma curva pra outra em cada circuito?
Peguei as curvas de verdade nas contas; a curva da entrada do box em Interlagos não é bem uma curva, mesmo a 290 km/h. E a FIA separa a Curva 1 de Suzuka em duas, não é bem isso, se você errar a primeira perna a segunda vai sair quadrada, então tratei como uma curva só.

Pensei nisso depois de saber que o traçado do Bahrein foi ampliado, deixando mais "técnico"; agora, equipes terão que acertar o compromisso entre o trecho de baixa com as retas. Bom, as metragens e os números das pistas de 2010, depois meu único comentário:

Agora, o meu comentário:

Se eles querem mais ultrapassagens, estão na contramão da coisa. Os carros são cada vez mais dependentes do ar limpo na frente, todo mundo sabe disso. E por causa disso, as ultrapassagens precisam ser preparadas, encaixadas, pegar o vácuo, tirar de lado, e disputar a freada. Depois, uma pequena reta pra definir a posição e não tomar o "X". Não dá pra passar se tem uma curva a cada 300 metros! O caboclo enrola os braços pra lá e pra cá e não sobra tempo pra mais nada.

Prova disso é que no final da lista estão as pistas que tradicionalmente não tem ultrapassagens, e no topo corridas que normalmente são uma festa de troca de posições. Pistas estreitas pioram ainda mais a situação, e Mônaco tem que ficar de fora, porque é totalmente fora de padrão.

Então a receita seria retas longas? Não necessariamente. Barcelona e Abu Dhabi deixam claro que isso não funciona. O problema é aquele mesmo: trecho misto exige asas, que deixam o carro mais sensível ao "ar sujo", entram na reta sem velocidade e não passam.

Monza, Spa são pistas com pouca asa, pau puro. E dão os maiores índices de ultrapassagem. As pistas com mais asa tendem a tornar as corridas mais monótonas de troca de posição. Infelizmente, tenho uma quase certeza que a abertura do mundial neste final de semana vai ser bem chata, e a corrida de Silverstone também vai ser...

2 comentários:

  1. Mandou bem na análise Gonzo. Por esse cálculo a gente comprova porque existem tantas ultrapassagens em circuito oval!!!

    Mas o que diabos é Kurtkoy?

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  2. Kurtkoy é Istanbul. Cortesia Google Earth.

    Acertei Bahrein. E infelizmente vou acertar Silverstone.

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