domingo, 25 de outubro de 2009

WRC GB 2009

Olá pessoal td bem?

Vou estrear minha participação no blog comentando sobre uma outra estréia que fiz hoje: assisti minha primeira corrida de WRC.
Para os que não estavam sabendo este fim de semana aconteceu a 12a e última etapa do campeonato mundial de rally aqui no Reino Unido, mais precisamente no País de Gales que fica na região oeste da ilha da Grã-Bretanha. O campeonato chegou na última etapa com uma diferença de apenas um ponto entre o atual campeão Sebastien Loeb (Citroen C4) e Mikko Hirvonen (Ford Focus) sendo a vantagem do último. A vitória do Rally significaria não só a da etapa mas do título mundial. No caso de Loeb o sexto título consecutivo e mais uma quebra de recorde.
O primeiro dia (sexta) encerrou após 6 etapas com Loeb mantendo uma diferença de 5.3 segundos para Hirvonen com 4 estágios ganhos pelo francês e 2 pelo finlandês. No sábado mais 6 etapas e neste dia a situação complicou para Hirvonen. Apesar de ganhar 2 etapas e descontar 4.5 segundos para Loeb, Hirvonen no final do dia ficou atrás 30.2 s de Loeb que ganhou as outras 4 etapas.
Hoje, Domingo 25/10, foi o último dia do rally composto de 4 etapas sendo SS 13 & SS 15 em Port Talbot e SS 14 & SS 16 em Rheola ambos a noroeste da capital galesa Cardiff.


Decidimos acompanhar o estágio de Port Talbot (~17km).que começaria a primeira passagem as 8:28hs (SS13) e a segunda passagem as 10:58hs (SS15). Fui com meu atual chefe que participa de alguns campeonatos menores de rally como co-piloto. Ele compete com um Mitsubishi Lancer Evo VI que tem em sociedade com o piloto. Combinamos de sair de Northampton as 4 da manhã. Acordei as 3 da manhã e 4:15hs nada do meu chefe ligar. Resolvi tomar um leite e ler umas noticias na internet. Descubro que o "british summer time" acabou nesta madrugada e tinha acordado na verdade as 2 da manhã. Ow bollocks!!

Beleza. Chegamos no estágio as 7 da manhã. Custo do ingresso para o estágio: 20 pounds com direito a parar seu carro no meio do nada e mais nada... Infra-estrutura para espectadores? Porque estragar o evento... hehehe. O esquema é acampamento total. Ainda mais com a contribuição do "lovely weather" temos chuva, vento e frio. Este ano pelo menos não foi em Dezembro que dizem ter gelo e neve. Mas pelo que dizem é o que torna o Rally Great-Britain tão tradicional.

Na primeira passagem do estágio já deu pra ficar impressionado. A ordem de passagem segue a classificação geral até o momento, o que significa que o primeiro a passar foi Loeb. De longe já é possível ouvir o carro seguindo pelo trajeto no meio de uma floresta de pinheiros. O som do motor pelo sistema de exaustão de baixa restrição junto com o sistema "anti-lag" do turbocompressor é muito alto. Em alguns carros parece até tiroteio. Conforme o carro se aproxima os fiscais de segurança começam a assoprar apitos e o pessoal assistindo grita e aciona aquelas cornetas a gás. Dêem uma olhada nos vídeos embaixo:





Loeb passa numa linha totalmente limpa e extremamente rápida sem nenhum risco. Depois de aprox. dois minutos passa Hirvonen com seu Focus. A passagem também é muito rápida (confirmada depois pela vitória deste estágio) mas a linha bem mais agressiva utilizando a parte externa direita da pista e levantando algumas pedras consideráveis. Seguem os outros competidores com D. Sordo (2 piloto equipe Citroen), P. Solberg (2003 WRC champion - Citroen Junior), S. Ogier (Citroen Junior), H. Solberg (Stobart VK M-Sport), J. Latvala (Ford), etc.

Na segunda passagem do estágio de Port Talbot e a terceira do dia, Hirvonen havia baixado a diferença para 18.2 segundos para Loeb e a agressividade estava ajudando. Ficamos posicionados num trecho descendente vindo de uma curva a esquerda de alta velocidade, curva de média a direita, reta curta e curva a esquerda novamente. Ficamos exatamente na parte externa da curva de média, o que não parecia ser o local mais seguro mas com certeza ótimo para assistir. Loeb rápido e limpo novamente. Segue o video dele:




Que venha Hirvonen... E o cara surge insano... Controlando no limite o "slide" lateral na saída da curva de alta velocidade (onde começávamos a ver o carro) e quase batendo... No momento estava chovendo e só consegui tirar uma foto.



Mais tarde neste estágio ficamos sabendo que Hirvonen teve problema com o capô e precisou parar para remover a peça. Assistindo ao programa no canal Dave, a filmagem "on-board" mostra o finlandês fazendo um pouso de nariz após uma rampa o que danificou os pinos de fixação. Conforme continuou no estágio o capô deslocou com a pressão aerodinâmica e bloqueou a visão do piloto. A parada para a remoção do capô custou mais de um minuto para a diferença de tempo entre ele e Loeb além de conduzir o carro pelo último estágio sem capô.

Outro que sofreu um grande acidente no estágio de Port Talbot foi o piloto da equipe Citroen Junior S. Ogier. O piloto perdeu o controle de seu C4 e capotou feio um pouco antes de passar pelo ponto que estávamos. Quando passou por nós estava com a dianteira esquerda do carro incluindo pára-brisa e teto destruídos. O vídeo está aí embaixo:


A situação para Loeb já estava de certa forma tranquila no começo do dia, mesmo com Hirvonen pressionando, mas após o incidente com o capô a vitória e o título estavam quase garantidos. Só precisava administar o último estágio sem perder muito tempo e sem arriscar desnecessariamente. E foi o que fez... chegou em 4 no último estágio. Hirvonen continou pressionando até o final e ganhou o último estágio. No final do dia 3 estágios ganhos de 4 percorridos. Classificação geral do rally foi: S. Loeb (3:16:25 h/m/s), M. Hirvonen (+1:06), D. Sordo (+1:07) e P. Solberg (+1:28). Isso mesmo.. Mikko Hirvonen por um segundo não fica em terceiro geral.

Com isso Sebastien Loeb novamente bate o recorde e ganha pela 6a vez consecutiva o campeonato mundial. Quando será o fim desta hegemonia? Só sei que o que vi hoje me impressionou. O cara é realmente rápido.... E Hirvonen está no mesmo nível. Espero que ano que vem a competição seja tão acirrada quanto este ano.

Cheguei em casa lembrando das competições do Baja... Pelo menos parcialmente sujo e molhado como ficávamos depois de um enduro. Confesso que não curtia esse lado do Baja mas hoje valeu a pena passar por coisa parecida de novo.

O dia foi bem legal e enquanto estava escrevendo ainda assisti ao replay da corrida de MotoGP de Sepang onde Rossi garantiu o título do campeonato deste ano e o sexto da carreira na MotoGP. Este é outro cara impressionante que o Rafa já comentou num post anterior. Além dos títulos de motovelocidade e testar uma Ferrari F1, ano passado ele também competiu no Rally GB - WRC.

Bom é isso pessoal..

Ah.. já ia esquecendo... Depois que vários competidores passaram.. eis que passa Palmeirinha num Mitsubishi Lancer Evo X com uma bandeirinha brasileira em cima do carro. Foi legal ver ele passando. Pelo site dele a posição final foi 32o geral e 17o na categoria "N4" com o tempo 4:07:03 h/m/s (mais de 50 minutos de Loeb).

Abraços e pra não perder o costume pois parece que é meio tradição aqui no final de cada post... Xupa Rafa!

Cheers and all the best mates!!

Ai embaixo vão umas outras fotos:




6 comentários:

  1. Como diria o meu amigo Rafa: Cobra, seu maldictus!!! Já faz tempo que falo para o CT que queria assistir o WRC ao vivo e vc vai bem no final de semana que a gente viaja para o Brasil. Mas vai ter troco, pode deixar.

    PS.: E só para não deixar barato, acho que esse foi o post mais longo de toda a história. Cobra, porque vc é assim???

    Beijos, Tha

    ResponderExcluir
  2. COBRA SEU MALDICTUS!! Pô, acho que apelei muito com esse pessoal... em menos de 1 ano tomei vários XUPA RAFA que REPRESENTAM!! Até WRC??? Caramba...

    Muito massa esse post Cobrets... foi longo mesmo, acho que bateu o record do blog, mas foi animal. Espero que você escreva com mais frequência!!

    Agora entendi também porque neguinho quase pula na frente dos carros... o cidadão acorda 3 da manhã, toma chuva, frio, gelo, neve... paga várias libras pra ficar no meio do nada e depois de 5 horas esperando vê 5 segundos de carro?!?! rsrsrs... tem que aproveitar ao máximo mesmo.

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Tem uns figuras que ainda ficam enchendo a cara enquanto esperam os carros passarem.
    Numa das últimas fotos que postei dá pra ver um buraco alagado na curva que ficamos na segunda passagem.
    Rolou uma competição entre um francês e um inglês pra saber quem atravessaria primeiro. Um de cada lado do "lago". Quando um dava um passo o outro deveria também. A disputa terminou com os dois no meio do "lago" com água até o joelho e se cumprimentando. Só álcool na cabeça mesmo...

    Tha assumo... Tinha planejado ir ao WRC a muito tempo atrás e não contei para vcs... hehehe
    Não seja vingativa, meu chefe convidou na semana passada.
    Como estão as coisas ai no Brasil? Estão aproveitando?

    Abraços a todos!!

    ResponderExcluir
  4. Sem querer ser repetitivo, Cobra seu Maldictus!!!
    Tenho vontade de assistir ao WTC faz muito tempo e vc seu vira casaca foi quando não estávamos lá... Se a Tha não for vingativa, eu vou ser!!!

    Aqui tá tudo indo, agora estamos em Batatais suando de bermuda, camiseta e havaianas... Desacostumei com o calor...

    E aí, já nevou? Ano passado nevou em Londres na última semana de outubro...

    ResponderExcluir
  5. Caramba... Estou começando a achar que fui eu quem programou o calendário da FIA para o WRC deste ano. Vou garantir com o Jean para acertar o calendário do próximo ano. Talvez o Max realmente esteja ficando meio gagá como dizem e não prestou atenção quando conversei com ele.

    Mas bom voltando a realidade. Desconfio que vc seja pé-frio CT. Esta semana esquentou e em alguns dias a temperatura chegou a espontosos 20 graus Celsius hehehe... Foi até comentado na rede. Olha o link:

    http://www.timesonline.co.uk/tol/news/weather/article6892554.ece

    Já foram tomar um chopp no Pinguim pra matar a saudade? E a qualificação? Manda notícias do resultado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. COBRA SEU MALDICTUS!!!

    Foi repetitivo, eu sei. Mas você mereceu nessa.

    Em março, fui acompanhar a etapa do IRC (Intercontinental Rally Challenge) em Curitiba. É uma segunda divisão, uma GP2 do WRC.

    Animal. A velocidade dos caras é espantosa. E eu tenho algumas fotos e vídeos , algum dia vou postar.

    E vocês conseguiram ficar pulando de especial em especial, naquela correria para ver os trechos? E o pior é depois que o carro passa, os pedriscos que levanta! Não sei se vocês passaram por isso, mas a coisa é tão animal, velocidade pura, que você se empolga, e acaba ficando em posições nada seguras mesmo. Rally de velocidade é do baralho!

    Cobreta, eu não sei como te mandar as fotos, tem uns 140 Mb. Posso mandar por CD pelo CT e a Tatá?

    Parabéns pelo post de estreia, agora comenta os detalhes do motor Cosworth!!

    ResponderExcluir