quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Técnicas

Camarote da Petrobras dá direito a visitação aos boxes. Então vamos lá!
(clique nas imagens para ampliar)


Coberturas de motor da Toro Rosso (acima) e Red Bull (abaixo). Reparem o quadriculado na traseira da Red Bull, onde está o patrocínio da Total. Não é pintura nem adesivo. É a disposição das fibras de carbono, que formam esse efeito de quadriculado. Como arquiteto, é lindo, muito bem bolado. Como engenheiro, perderam uma camada de carbono, porque uma trama tão grande nas fibras tem pouco valor estrutural. Mas é bonito pra cacete, este engenheiro diria.

Ah, sim, os carros são idênticos.



Essa aqui deixou o Daniel Bueno louco. Ele comentou a quantidade de asas, asinhas e aletas da dianteira da Force India. Ele tem razão, esse monte de coisa é para corrigir defeitos no fluxo do carro, mas F1 é assim mesmo, as aletas servem pra coisas que nem imaginamos direito. Não dá pra saber se esses penduricalhos são pra limpar as besteiras ou foram concebidos assim mesmo.



Mas o que comprova a teoria do Daniel é a que os bicos dos outros carros tinham visual bem mais limpo, como esse da Ferrari. Aliás, a dúvida continua: pra que servem aqueles furos nos bicos dos carros?


Falando em asas, essa aqui eu deixo para o CT comentar. Mas é bem limpa de visual, também. Prova de que o serviço foi bem feito. Parabéns, cabeção!

Continuando na McLaren, olha só a quilha (com lastro provavelmente) sob os braços inferiores dianteiros. Agora é vez dos caras da dinâmica deste blog comentarem? Isso abaixa o roll center? Nada a ver? Comentem!
E por fim, a vedete do ano: o assoalho com fundo duplo da Brawn. CT e outros aerodinamicistas, comentem também!
Eu tenho mais fotos, com tamanho e resolução maiores, mas pra não carregar o blog, foram estas pequenas mesmo. Se quiserem alguma delas, me avisem que eu mando por e-mail!

Um comentário:

  1. Gonzo curti as fotos. Valeu!
    Se puder me passar as fotos que comentou agradeço.

    Abraços.

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