segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SIM, ainda se fazem pilotos como antigamente!

Outro dia fiquei revoltado quando vi que alguém postou no Facebook esta foto abaixo:
Esta foto foi tirada em 1986 quando os quatro pilotos ainda tinham chances matemáticas do título. Prost levou a taça e ao final daquele ano a situação era a seguinte: Senna terminava a sua terceira temporada na F1, tinha algumas vitórias no bolso mas nenhum título mundial. Mansell terminava a sua sétima temporada e conseguiu o seu melhor resultado até então, foi vice-campeão mundial. Prost também terminava a sua sétima temporada e se tornou bicampeão. E Piquet era o mais experiente, terminava a sua nona temporada e era também bicampeão.

Agora olhando para o presente, estamos para começar uma temporada em que temos o heptacampeão Schumacher, os bicampeões Vettel e Alonso e os campeões Hamilton, Button e Kimi. São 14 títulos contra 4 no final de 1986! Ok, difícil comparar diferentes épocas, difícil colocar o domínio Ferrari/Schumacher na conta, etc, mas sem babaquisse por favor, vamos pelo menos dizer que temos no presente pilotos protagonistas a altura do que tínhamos naquela época. É bom não nos esquecermos que Mansell foi ser campeão somente na sua 13ª temporada, com uma Williams de outro mundo, mais ou menos como aconteceu com o Button e sua Brawn. Que Vettel ganhou uma corrida em Monza na chuva com uma Toro Rosso e que talvez o feito seja comparável ao Senna com a sua Toleman em Mônaco. Que o Alonso é considerado um dos pilotos mais completos da história e que amassou com o dedo todos os seus companheiros de equipe até hoje. Que o Kimi pulou direto da F-Renault para a F1. E falem o que quiserem do Schumacher, ele ganhou 7 títulos mundiais e ninguém faz isso se não for excepcional. E com a excessão do Schumi, a maioria dos pilotos no grid atual ainda têm muita lenha pra queimar e muitos títulos para conquistar.

Ok, os carros e tecnologias atuais são diferentes, o estilo de pilotagem é diferente, mas pra mim não existe discussão: SIM, ainda se fazem pilotos como antigamente!

Um comentário:

  1. Tazio Nuvolari, Bernd Rosenmeyer, Juan Fangio, Alberto Ascari, "Gordo Gonzalez"... Esses eram os pilotos de verdade.

    Jackie Stewart, Graham Hill, Ronnie Peterson, Emerson Fittipaldi... Esses eram os bons...

    Cara, não adianta, cada geração tem a sua turma favorita e fala que os de hoje não prestam. É como comparar a seleção de 70 com a de 94. Era outro futebol, outros equipamentos, outra carga de treino. Os requisitos hoje são diferentes do que era necessário há 10 anos.

    É quase certeza que se Rosenmeyer nascesse hoje, não ia conseguir lidar com o monte de botõezinhos de um Red Bull. Assim como Vettel também não iria se dar bem reduzindo as marchas de um W196 de 300 para 60 km/h em final de reta, com aqueles pneus, e negociando a curva com Fangio no cangote.

    O que eu acho é que NÃO, não se faz mais pilotos como antigamente. São diferentes daqueles que tempos atrás, nem melhores nem piores. Diferentes. Mas, com certeza, são os melhores de suas gerações, e dão vários espetáculos ao longo do ano. E acho que SIM, se fazem pilotos tão bons como antigamente. Complicado, né?

    ResponderExcluir