domingo, 26 de junho de 2011

Conceitos Valencia 2011


Show hein?? Agora os conceitos serão na horizontal!!

Depois da corrida de hoje apareceram várias estatísticas nos jornais e blogs de automobilismo. Uma delas é que pela terceira vez na história todos os carros completaram uma corrida. A outra é que Vettel empatou em número de vitórias com Stirling Moss. Descobri também que Trulli está em décimo nono no compeonato, Kova em vigésimo segundo. Maldonado em vigésimo quarto!! Mas eu queria ver a seguinte estatística: se depois de 8 corridas algum piloto foi mais eficiente do que Vettel está sendo em 2011. O alemãozinho ganhou "apenas" 93% dos pontos possíveis. Button e Webber empatados em segundo ganharam 54,5%.

Um abismo que nos permite cravar sem medo: Vettel só perde o título para ele mesmo. Na pista não dá mais, não há desenvolvimento de McLaren e Ferrari que tire essa vantagem sem contar com quebras, batidas, punição, chuvas e tsunamis. Só pra ter idéia, se Vettel não pontuar nas próximas 3 corridas ainda mantém a liderança mesmo que um dos segundos colocados (Webber ou Button) vença as 3 corridas.

Alonso fez uma excelente prova, principalmente quando se compara os tempos de volta dele com os tempos de Massa. Sem falar que ele manteve as duas Red Bull na campo de visão o tempo todo. Fez uma grande ultrapassagem sobre Webber, perdeu a posição, ganhou de novo. Mereceu a segunda colocação. Sobre Massa... bom, não existe dedo-duro mais cruel do que o Live Timing. O Galvão pode gritar, reclamar que a Ferrari faz besteira no pitstop (que é verdade...), Reginaldo Leme pode falar que o ritmo do Massa era bom, que estava na disputa com Hamilton... mas o Live Timing é cruel. Massa perdia no mínimo meio segundo por volta em relação à Alonso, a prova inteira. Perdeu a posição para Hamilton antes da primeira parada porque ficou na pista umas 4 voltas a mais do que o inglês levando de 1,5 a 2 segundos por volta. Andou mal. O pitstop só aumentou em 5 segundos uma diferença de muitos e muitos segundos que o próprio Massa criou.

Então porque Massa não foi o pior? Porque bem ou mal, andou junto das McLarens, bateu uma delas e lutou contra a outra. Andou no limite dele. É uma pena que o limite dele foi bem abaixo de Alonso.

Os chatos de plantão estão gritando que a corrida foi chata porque não teve tantas ultrapassagens, que o DRS não funcionou, que quem foi passear no parque aproveitou melhor o tempo. Como a maioria andou na mesma configuração de pneus o tempo todo, a corrida teve as ultrapassagens que deveria, teve cara de corrida e não de gincana. Por isso tiro o chapéu para Alonso pela manobra em Webber. Esses chatos de plantão são chatos mesmo...

4 comentários:

  1. Eu espero que por causa dessa corrida chata eu não vá para o inferno...
    Adivinha o que começou domingo as nove da manhã? A missa do batizado do meu sobrinho. Então lá tava o Bolinha sentadinho no fundo da igreja com seu celular conectado no grandepremio.com.br acompanhando a corrida por texto mesmo. Ignorei completamente aquele senta e levanta e senta e levanta, que eu não entendo mesmo. E me assustei quando as pessoas começaram a se cumprimentar e a mule do meu lado enfiou a mão na frente da minha cara pra me dar um "paz de cristo" ou sei lá oque...
    Bom, pelo visto não perdi muita coisa...

    ResponderExcluir
  2. Bola, você não imagina a alegria por saber que não ficarei sozinho lá no inferno!

    ResponderExcluir
  3. hahaha... você é impagável Bola...

    ResponderExcluir
  4. Eu tive que aproveitar o sol que saiu aqui pra tirar o branco da pele e assisti apenas o reprise da corrida a noite.

    Tirando a parte chata: o Vettel está um animal. O ponto principal é o domínio com as poles e as largadas e primeiras voltas, o que o coloca em uma posição muito favorável na corrida. O Webber e Alonso estavam muito mais próximos desta vez, porém estar atrás significa ter que levar o carro e a pilotagem mais próxima do limite e com isso correr mais riscos.

    Vettel tem que pegar pesado pra ficar lá na frente, mas tem mais liberdade com o uso dos pneus, pitstops, desgaste do carro, etc... Parece que ele está dominando como ninguém estes pneus!

    ResponderExcluir