terça-feira, 14 de junho de 2011

Conceitos Canada 2011


Capacete de Ouro para o Vettel?? O Rafa pirou?? Pode até ser, mas eu tento justificar.

A corrida de domingo foi a típica loteria de uma corrida com chuva, ainda mais quando temos vários Safety Car e bandeira vermelha. Muda tudo, estratégias vão por água abaixo (literalmente), estar no lugar certo na hora certa vale mais do que qualquer acerto de carro ou capacidade de pilotagem. E não estar no lugar errado na hora errada, vale muuuito mais.

Os seis pilotos das três principais equipes tiveram problemas na corrida. Massa e Vettel sairam do trilho e rodaram. Alonso e Hamilton bateram (ou foram batidos, vocês decidem). Webber e Button se envolveram em confusão e chegaram ao pódio. Na prática não existe muita lógica, com tantas variáveis, não dá pra dizer quem pilotou melhor ou pior.

Vettel só não cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na última volta. Liderou todas as outras voltas. Se manteve longe de confusão, fez uma corrida limpa no meio de tanta confusão. As duas últimas voltas dele foram dramáticas, andou mais do que o carro conseguia, até que cometeu um único erro. Fez o que pode, perdeu a corrida, mas julgá-lo apenas pela última volta seria cruel. Além disso, não dá pra dizer que Button foi melhor que ele. Button foi muito beneficiado por toda a confusão, e principalmente por ter um carro muito ajustado para aquela condição de pista nas últimas 5 voltas. Button era quase dois segundos mais rápido que os outros. Lembrou um pouco aquele comportamento estranho do Nico Hulkenberg fazendo a pole em Interlagos ano passado, quando de repente o carro virou um canhão perto dos outros. Button teve méritos por aproveitar a situação, outro piloto poderia jogar no lixo essa chance. Deu um espetáculo que todos queriam ver.

Essa corrida também mostrou como credibilidade faz diferença. Algumas comparações para a gente pensar.

Primeiro caso:
- Toque de Hamilton em Webber na largada - Veredito: Hamilton foi punido e crucificado pelo excesso de arrojo.
- Toque de Button em Alonso, tirando o espanhol da prova - Alonso não reclamou, considerou azar. Button tentou passar e quando tentou recolher o freio não segurou o suficiente. Veredito: Acidente de corrida.
Não vi muita diferença entre os incidentes, exceto pela credibilidade dos infratores.

Segundo caso
- Vettel, atual campeão mundial, líder disparado no campeonato, rodou na ÚLTIMA VOLTA!!! Com pneus slick, escorregou um pouco, saiu do trilho e perdeu o controle. Veredito: estava no limite, até os gênios erram em algum momento.
- Massa perde o controle do carro ao sair do trilho (de pneus slick) tentando ultrapassar um retardatário, quando brigava por um lugar no pódio. Veredito: amarelão, não sabe andar na chuva, está sob pressão e vai perder o lugar na equipe.
Pois é, se Massa tivesse perdido a corrida como Vettel fez, seria destruído pela imprensa brasileira. Os brazucas da F-1 tem uma vida complicada...

Um comentário:

  1. Eu concordo com o Capacete de Ouro para o Vettel. Mas não concordo com o seu último comentário, se o Massa estivesse fazendo tudo certinho como o Vettel está fazendo esse ano, após ter sido campeão no ano passado, duvido que ele seria destruído pela imprensa brasileira com um erro daqueles na última volta.

    O Massa está a muito tempo sem credibilidade, voltou mal depois do acidente, reclamou o ano passado todo dos pneus, esse ano está mostrando que tem condições de andar próximo do Alonso mas por um motivo ou outro não consegue transformar o seu ritmo em bons resultados. Tá foda!

    ResponderExcluir