domingo, 12 de junho de 2011

Museu Le Mans

Oops! Esqueci de publicar este post aqui, ainda na onda de Le Mans. Só fotos do museu, tem umas outras com detalhes aerodinâmicos dos carros LMP que depois eu coloco pro CT comentar.


Foto básica, estilo Xupa Rafa, na entrada principal do autódromo. Não consegui invadir porque ia ter um evento FIA naquele final de semana. Então fui pro museu, muito legal, que é do lado.




Aqui tem um V12 Ferrari. É um museu bem interativo, você pode tocar em várias peças, e pode mexer em aparelhos. Aí dá pra entender como funciona uma embreagem, o mecanismo 4 barras da direção que faz as rodas virarem, e entender o bump steer.




Isso aqui, sei lá, é o monumento ao piloto desconhecido, mas eu pretendo usar essa foto um dia pra finalmente ensinar aos alunos de baja e fórmula onde fica a região ilíaca para colocarem o cinto direito!

Depois disso, tem uma sessão com a história das 24 horas de Le Mans, da pista, das corridas de endurance, tem maquetes simulando as largadas das edições histórias, e uma enorme maquete da pista atual:



E depois disso, uma galeria com os carros vencedores de algumas edições, e algumas motos:




Esse Mazda foi uma zebra por ter vencido em 1991 na mão de Bertrand Gachot, Wolker Weidler, e Johnny Herbert. No outro carro da equipe estava o Maurizio Sala, de quem falei no outro post. Este foi o único carro que ganhou Le Mans com um motor Wankel.



Este é o Porsche 917 , igual ao de Gijs van Lennep e Helmut Marko (ele mesmo!) que venceu a prova em 1971. Eles percorreram em 24 h somente 5335 km, recorde até 2010.



Seguindo na lista, este é o Peugeot 905. Vencedor em 92 com Derek Warwick, Yannick Dalmas e Mark Blundell. Acho que foi um dos primeiros construídos com aspirações comerciais. Olhem como a frente se assemelha ao padrão Peugeot de carros da época.



Esse aqui acho que muita gente conhece. É com um desses que o Raul Boesel foi campeão mundial de Sport Protótipos, em 1987. Mas este Jaguar XJR ganhou em Le Mans no ano seguinte, nas mãos de Jan Lammers, Johnny Dumfries, e Andy Wallace.



Este não venceu, mas aparece aqui porque o engenheiro de pista dele era o Ricardo Divila. É o Pescarolo 01, que fez um sétimo lugar na edição de 2008, com Christophe Tinseau, Benoit Tréluyer, e Harlod Primat.





E pra acabar, o Audi R8 que venceu em 2001 com Frank Biela, Emanuelle Pirro, e o mito Tom Kristensen. É o carro com mais vitórias em Le Mans, 5 no total, entre 3 da equipe oficial, e mais duas vitórias, depois que os carros foram vendidos para equipes privadas.


Mas repararam nos nomes dos pilotos vencedores, aqueles que eram braços duros na F1? Às vezes, o negócio é achar o seu nicho, e ser feliz nele!

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