quinta-feira, 24 de março de 2011

Previsões para Austrália

Decidi colocar uns pitacos aqui sobre este final de semana, mas antes de mais nada quero deixar claro que não tenho nenhuma ambição de competir com as previsões do vidente Gonzalez. As previsões do Gonzo são as que valem!

Depois de uma longa espera finalmente chegamos à vespera do GP da Austrália. No meu horário aqui o primeiro treino livre será à 1h30 da manhã e o segundo as 5h30. Vou dormir na sala esta noite para pelo menos assistir ao segundo.

Todos sabemos que treino é treino e jogo é jogo, e isso vale para a F1. Testes para F1 significa cada um fazendo o seu, diferentes programas, equipes menores andando abaixo do peso para atrair patrocinadores e, muito importante, ninguém passando por inspeção técnica da FIA. Por incrível que pareça, a FIA não obriga as equipes a terem seus carros homologados em crash test para os testes de pré-temporada. Isso poderia render um post sobre história dos mecas, mas a história terá que ser contada pessoalmente na próxima vez que nos encontrarmos. Fato é que algumas equipes vão ter seus carros diferentes neste final de semana porque agora sim passaram no crash!

Amanhã começa o jogo, todos colocando seus carros no limite, decidindo estratégias buscando novos ajustes. A partir de amanhã teremos noções sobre os carros que desgastam mais os pneus, que têm o melhor Kers e os pilotos com mais massa encefálica para lidar com todos os botões do volante e pilotar o carro ao mesmo tempo.

No domingo teremos uma corrida que vai ser muito diferente do que foi nos últimos anos. Em primeiro lugar teremos a asa móvel e ninguém sabe ainda ao certo o quão mais fácil vai ser ultrapassar com ela. Esperemos que ela torne as ultrapassagens apenas um pouco mais fácil, mas logicamente haverá um risco de elas se tornarem ridiculamente fácil.

E o segundo parâmetro de muita importância serão os pneus. O desgaste dos pneus é espetacularmente brutal. O pneu mole dura 5-7 voltas e os pilotos terão que parar após essas voltas porque o carro vai ficar 2 a 4 segundos mais lento a partir desta janela. Os pneus duros se comportam consistentemente por aproximadamente 10-13 voltas, e aí caem de forma parecida. Isso vai tornar a corrida uma zona: 20s de parada no box ou 10 voltas perdendo 2? Eu tenho um receio de que a situação dos pneus vai transformar a F1 em Indy com bandeira amarela: o cara tá em terceiro e aí você vai buscar um café e quando volta o cara está em sétimo! No final o melhor ainda vai ganhar o campeonato, mas acho que vai ser bem mais difícil acompanhar o desenrolar da corrida.

Carros equilibrados como Ferrari e pilotos como Button e Barricas devem levar vantagem fazendo seus pneus irem um pouco alem, especialmente no caso do Button que vai ser comparado ao Hamilton e esse vai fazer seus pneus acabarem antes do que a média.

E por último, para aqueles que têm Facebook, por favor aceitem o convite que eu mandei há alguns dias para o Fantazy F1. Cada um monta seu time e ganha pontos de acordo com as posições da equipe/pilotos no GP. Eu criei a liga Ze Ruela para nós competirmos!

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