sábado, 26 de março de 2011

Energia Suja!

Pela primeira vez numa transmissão de TV, ouço um comentário sensato a resperito de carros elétricos. Ao contrário da maioria dos jornalistas, que apelam para o sensacionalismo, e se aproveitam da ignorância dos telespécs (e talvez das próprias) e vendem o conceito de que carros elétricos são limpos pois não emitem gases poluentes, Lito Cavalcanti disse o contrário nos treinos livres do SporTV na madrugada desta sexta-feira.
Segundo ele, o KERS é sim uma fonte limpa, por aproveitar a energia cinética da frenagem pra armazenar energia elétrica, que depois é devolvida pra acelerar o carro, diferente na energia suja da tomada, quando carregamos celulares, notebooks e carros movidos a bateria. Ponto, que inlcusive, deixou palestrantes de saia-justa, quando esse que vos escreve indagou a mesma questão numa mesa redonda de um Congresso da SAE em 1998 quando ainda éramos estudantes de engenharia...
Pois bem, a aclamada eneriga limpa promovida pela FIA caiu por terra hoje, quando Fabio Seixas (depois de James Allan) revelam que a Red Bull fez as contas e resolveu usar um start-only KERS, ou seja, um dispositivo mais leve que é usado só na largada após ter a bateria carregada nos boxes, por ser mais leve e servir apenas para protejer os pilotos de ataques naquele momento. Segundo os cálculos da equipe, o peso adicional do sistema convencional não compensa, nem mesmo na classificação, vista a vantagem técnica do seu monoposto frente a concorrência!

2 comentários:

  1. Então o Lito deu uma bola dentro?

    Estão falando muito desse start-only KERS mas é muito boato. O Christian Horner deu uma entrevista para a BBC ao final da corrida e disse que o time andou sem KERS (na câmera onboard do Webber você vê que ele não usa na largada) porque na sexta andaram e acharam que teriam riscos com confiabilidade.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade essa estória toda de energia limpa para carros eletricos é uma falácia. O carbono que o seu possante deixa de emitir vai ser lançado pela usina termo-eletrica que queima um carvãozinho bonito.
    Ou então vc usa uma usina nuclear a beira do mar que nem no Japão...

    ResponderExcluir