domingo, 20 de março de 2011

Brincando de video game

Hoje saiu a notícia de que Vettel está muito preocupado com a segurança dos pilotos em 2011 devido ao grande número de funções que o volante carrega. A novidade é que a GPDA fala até em greve se o assunto não for tratado de forma adequada. Ele comparou a pilotagem atual como andar no carro falando ao celular.

Antes de comentar qualquer coisa, vamos comparar. Nas fotos abaixo, o volante de 1991 e o de 2011. Em 20 anos, realmente o volante ganhou alguns botões.


Na época em que Senna andava com o primeiro volante ainda existia câmbio manual, mas apesar de tirar a mão do volante, não trava os olhos da pista. No volante, acho que o único botão era do radio. Os anos foram passando e novas funções aparecendo. Introduziram os mecanismos para alterar distribuição de frenagem, diferencial e o volante foi insfestado de botões. Hoje deve ser quase impossível acertar o botão correto sem ao menos dar uma olhada no volante. Isso é o que pensa um cara que jogava Atari 20 anos e não evoluiu. Na minha época o controle do video game tinha uma haste e um botão. Hoje o controle do PS3 tem 234 botões, alavancas, hastes, lança-chamas e o Bola acerta todos, sem tirar os olhos da TV. O Bola é o Barrichello dos video games, viveu duas gerações e ainda se mostra competitivo!!

Voltando aos pilotos, a chiadeira na verdade é pelo momento em que as coisas vão ocorrer. Na hora da ultrapassagem o piloto tem que acionar Kers, acionar asa, decidir que lado vai atacar e não perder o ponto de frenagem. É um momento crítico, o problema nem é acionar botões, mas a quantidade de variáveis em tão pouco tempo. A turma já deve ter observado isso durante os treinos, mas só vão ter a real noção em corrida, na hora da briga de verdade. Depois da Australia veremos.

3 comentários:

  1. "O Bola é o Barrichello dos video games"

    Faz tempo que não ouvia uma frase tão boa!!!

    ResponderExcluir
  2. Cara essa foi boa mesmo, fiquei rindo sozinho na minha mesa....
    Mas é isso mesmo, sou que nem o Barrichelo, apenas competitivo, essa molecada já nasce com o controle na mão...

    Mas quanto aos volantes vai ter muita barbeirada e vai ter muita desculpa de barbeirada.

    ResponderExcluir
  3. hahahahaha MUITO BOM!!!
    Beijos!!! Luana

    ResponderExcluir