- Foi criado um quadro fixo de comissários para todas as corridas da F1. Nada mais sensato. Sempre foi assim: 3 comissários da FIA, mais um da federação local. O problema é que os 3 comissários da FIA sempre eram indicações políticas, gente que nem tem autódromo em seus países. Na teoria não ter corrida em seu país não significa que você não seja capaz, mas na prática era o que acontecia. Um show de horror nas decisões dos comissários.
Um exemplo: o cara aí debaixo. É o Sheik Khalid bin Hamad Al-Thani. Ministro do interior do Qatar, pertencente à familia que é dona do país. Com um breve histórico de insucessos em Dragsters, ele resolveu que queria testar um F1. Conseguiu. Passou uma tarde no simulador da Williams, depois doi pra pista, em seu país:
Um exemplo: o cara aí debaixo. É o Sheik Khalid bin Hamad Al-Thani. Ministro do interior do Qatar, pertencente à familia que é dona do país. Com um breve histórico de insucessos em Dragsters, ele resolveu que queria testar um F1. Conseguiu. Passou uma tarde no simulador da Williams, depois doi pra pista, em seu país:
Em resumo: um fanático, com uma conta bancária de respeito. Agora, me digam: Esse cara tem condições de decidir os rumos de uma corrida de Fórmula 1? Espero que os membros permanentes da comissão não sejam neste nível...
- As fábricas serão incluídas na Comissão das Equipes. Não sei porque não estavam antes. Mas é um sinal que Todt está costurando as brigas do Max. Até a Renault desistiu de sair.
- O calendário mudou, Interlagos não vai ser a última. Como praga de brasileiro é boa, o título decide de novo aqui. O estranho é que o motivo da mudança foi para facilitar a logística. Eu não vi muita melhora, se você tem que correr no domingo na América do Sul, e 3 dias depois tem que estar com tudo pronto no Oriente Médio... Mas enfim, foi a logística.
FIA GT em São Paulo! Dia 28 de novembro em Interlagos. Se virar, vamos ter Indy, F1 e FIA GT tudo aqui. Mais o WTCC em Curitiba, estamos razoáveis de corridas internacionais.
Pra quem não conhece, a FIA GT é isso aqui:
- E a mais legal de todas, é a criação da Comissão da Mulher e do Esporte a Motor. A premissa vai ser aproximar as mulheres das corridas, tanto como pilotas, como mecânicas, oficiais de prova e espectadoras. Mais mulheres nos paddocks e nos apoios seria ótimo, ia baixar um pouco o nível de testosterona, e provavelmente as coisas seriam mais bem feitas.
Quem vai mandar na comissão vai ser a Michèle Mouton. Pra quem não conhece, foi ela quem ganhou um dos Rallies do Brasil, o que seria hoje uma etapa do WRC. Foi lá em Ubatuba, ela ganhou com um daqueles Audis do insano Grupo N, na década de 80. Acho que o Jean Todt navegou pra ela. Enfim, não é uma Giovana Amati, sabe do assunto. Boa sorte pra ela!
Aqui, Michèle no Race of Champions de 2004. Ela ganhou de um monte de marmanjos!!!
(as fotos, claro, também são do motorsport.com. Mas como é chato colocar fotos neste blog...)
Massa seu post Gonzo! Eu não entendo muito de pilotagem pra julgar se as decisões são certas ou erradas, só que tenho a impressão que as decisões não são sempre coerentes. Nos últimos anos vi muitas situações em que uma abordagem era usada com um piloto em uma situação, mas não era usada com outro piloto em outra situação, aí ficava aquela sensação de perseguição com um piloto. Escreva mais sobre suas experiências como comissário, sei que vc tem várias histórias pra contar...
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