domingo, 27 de dezembro de 2009

A volta de Schumacher

Andei visitando alguns sites antes de escrever esse post sobre o retorno de Schumacher porque queria saber se minha opinião estava muito diferente da maioria. E está. A volta do maior piloto de todos os tempos causou um alvoroço, Schumacher já ganhou status de postulante ao título de 2010 deixando para trás os grandes nomes dos últimos anos, como Vettel, Alonso, Massa e Hamilton. Na minha opinião, euforia demais.

A favor de Schumacher contam um talento raro de pilotagem, 7 títulos mundiais, um nome de peso que vai assustar os novatos de grid e principalmente, experiência. Aos 41 anos, contará a seu favor saber segurar os ânimos, saber atacar na hora certa.

Mas essa experiência toda não pode ser desconsiderada como um fator bastante negativo. Vida de esportista é curta, em qual esporte, atualmente, temos campeões acima de 35 anos? Ah... no campeonato brasileiro de futebol tem o Petkovich, campeão pelo Flamengo com 40 anos. Mas é um cara, com mais 10 correndo com ele e para ele. Recordistas mundiais estão todos na faixa dos 20 aos 30 anos.

Não acredito na volta do gênio Schumacher. Esse acabou, aposentou-se diante de nós no GP Brasil de 2006. Voltará para as pistas em 2010 um outro Michael Schumacher, mais experiente, mas que não estará no ápice da carreira. Voltará muito mais por vontade própria, porque não aguenta ficar em casa, porque é louco por correr. Terá ao seu lado Nico Rosberg, um piloto que não tem nada de gênio, mas é muito bom e poderá ser uma pedra no sapato. Se vai ganhar corridas? Sei lá... ano passado todo mundo cravou que Barrichello estava aposentado e de repente lutou pelo título. Com um carro bom, Schumacher poderá lutar sim por vitórias, mas não vejo ele em condições de andar 60, 70 voltas em ritmo de treino, no limite o tempo todo, em todas as corridas, para vencer um campeonato. Hoje, eu não apostaria meu dinheiro nele.

Imagino que Schumacher vai passar pelo mesmo processo que Michael Jordan passou na NBA. Jordan foi o melhor, sem dúvida. Aposentou-se no ápice da carreira após 3 títulos consecutivos no Chicago Bulls. Foi imortalizado. Mas depois de alguns anos parado, Jordan voltou a jogar e houve a mesma euforia que vejo agora com Schumacher. Mas aquele que voltou não era mais o Michael Jordan, o melhor do mundo. Era mais um bom jogador dentre vários que existem na NBA, a genialidade, a velocidade de raciocínio aliada à potência física não voltaram. Acredito que esse será o caminho de Schumacher. O gênio não vai voltar.

Mas se eu estiver errado e o gênio voltar... parem as máquinas. Daí me rendo e mudo minha opinião sobre o melhor piloto do mundo... A favor dele tabém conta uma condição física muito boa. Vejam a foto dele em 1991 no começo da carreira na Jordan e agora no anúncio da Mercedes. E cara tá enxuto ainda... ou já rolou uma plástica.


O que já não dá pra falar de Eddie Jordan, que invade o final deste post depois que não aguentei a cara dele com o Schumy em 1991. Que bicho feio!!! Rsrs... Fui procurar uma foto dele para fazer um antes e depois e dá pra entender porque ele tá bem mais acabado que o Schumacher... só barbaridade...

3 comentários:

  1. Olha Rafa, na minha opinião ele só não vai se dar bem se o carro for ruim demais. Se o carro for mais ou menos ele vai se dar bem, e digo isso lamentando os quatro brasileiros que disputarão a temporada de 2010, se o carro for bom, a estrela dele vai brilhar denovo e vai disputar título.

    ResponderExcluir
  2. Eu realmente não sei. Temos o exemplo do Jordan. E temos o exemplo do Lance Armstrong. Ele não foi tão bem, mas ninguém duvida que ele não é candidato a vitória do Tour 2010. E olha que o Tour é experiência, mas muito mais físico.

    Schumacher tem os anos nas costas, e certamente os reflexos não são os mesmos. A parte da resistência física, acho que ele consegue chegar.

    Mas o que Michael (pra separar do Ralf) tem é essa necessidade de ganhar a todo custo. Essa obsessão pela vitória que é patológica. E isso faz que ele mude o mundo a sua volta pra conseguir. Se ele tiver algum problema, ele vai correr atrás para resolver. Se precisar de enhenheiro, de material pra pastilha de freio, de 0,5 % a mais de octanagem, ele faz o povo correr atrás. E aí pode acontecer.

    Eu realmente não sei se ele vai guiar bem agora. Mas o contrato é de 3 anos (!?) e ele tem esse tempo pra se ajustar e providenciar as mudanças a seu gosto. E por isso acho (ACHO, achismo puro) que ele vai ganhar corridas.

    De qualquer forma, a temporada 2010 da F1 vai ser do baralho. E eu estou doido para o Mercedes ser um carro ruim de chão, só pra eu ver mais shows de pilotagem do Michael Schumacher, como vi na Ferrari em 2006 e 2007.

    ResponderExcluir