sábado, 12 de setembro de 2009

Distribuição de Forças

A temporada 2009 da F1 está realmente imprevisível. Do ponto de vista técnico, temos agora uma distribuição de forças entre as equipes totalmente diferente da que tínhamos no começo do ano.
Começando pelos motores: o congelamento do desenvolvimento de motores está gerando uma situação nunca vista antes na F1. Enquanto há alguns anos as equipes menores que compravam motores de outras equipes utilizavam uma "versão B", atualmente estas equipes podem comprar os motores de ponta, exatamente o mesmo que as equipes principais utilizam. Assim equipes como Brawn e Force India andam com o mesmo motor que a McLaren e, tendo um chassi mais acertado, conseguem andar na frente da equipe principal. Idem para Red Bull e Renault.
KERS: visivelmente o desenvolvimento do KERS pela McLaren e Ferrari está em um nível muito melhor do que no início do ano e está agora trazendo muitas vantagens em relação às outras equipes. Não acho que o sistema seja muito mais eficiente agora, mas acredito que as equipes entendem hoje muito melhor quais são seus efeitos na dinâmica do carro e sabem trabalhar melhor no set up. Para Monza, a McLaren espera 0.4s de vantagem por volta!
Aerodinâmica: aparentemente a Brawn descobriu e trabalhou melhor os aspectos aerodinâmicos do novo regulamento quando projetou seu carro. Mas agora outras equipes parecem ter encontrado os segredos e estão em um nível muito melhor. Ferrari é uma delas, mas sobretudo McLaren e Force India estão em um nível de aerodinâmica fenomenal. A parte que eu sei é que ambas investiram muito forte em CFD para este ano e parece que os resultados estão aparecendo...
Pneus: não acho que exista algo muito diferente nos compostos este ano. Acho, no entando, que a relação dinâmica do carro e aquecimento/desgaste dos pneus é algo muito mais sensível no regulamento deste ano. Vimos um começo de campeonato em que a Brawn dominava o uso correto dos pneus. Depois Red Bull evoluiu para o mesmo patamar. Aí, a impressão que eu tenho é que conforme a exigência por aumento de performance foi acontecendo ao longo do ano, as inovações introduzidas por estas equipes alteraram esta relação que eu falei. Hoje, Brawn tem dificuldades enormes para aquecer e Red Bull tem dificuldades com o desgaste, algo que não ocorria no início do ano.
Know-how: por último, é muito esquisito pensar que equipes como Ferrari e McLaren, que dominaram os últimos 20 anos de F1, iriam perder a mão na hora de fazer um carro de corrida. O regulamento deste ano é cheio de manhas e algumas equipes pegaram o jeito antes de outras, mas agora em que todas estão chegando mais ou menos no mesmo nível, é normal esperar que Ferrari e McLaren vão se sobresair, afinal têm um imenso know-how em como fazer aerodinâmica, set-up de carro, aquecer pneus, fazer estratégias, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário