sábado, 19 de setembro de 2009

Afinal, Nelsinho foi o piloto mais sacana da história?

Nelsinho e Briatore foram enxotados da F-1 naquilo que está sendo chamado de maior escândalo da F-1. Exagero? Depois de alguns dias diluindo o assunto, acho que fechei minha opinião.

Fato No. 1: Suzuka, 1989 - Alain Prost, campeão do mundo, joga de forma deliberada seu carro em cima de Ayrton Senna, campeão do mundo. A batida praticamente decide o campeonato mundial de pilotos. Senna foi desclassificado e Prost é um dos maiores da história da F-1.

Fato No. 2: Suzuka, 1990 - Ayrton Senna, campeão do mundo, joga de forma deliberada seu carro em cima de Alain Prost, campeão do mundo. A batida é na largada, com 20 e tantos carros logo atrás. As chances de um acidente com vários carros era grande, podendo machucar muita gente. Ninguém foi punido, Senna tornou-se um dos grandes da história, reconhecido por exagerar em alguns momentos na busca dos seus objetivos, e ainda admitiu que não tirou o pé.

Fato No. 3: Algum momento dos anos 90 - Nelson Piquet, campeão do mundo publica um livro contando todas as mutretas que utilizou para vencer no automobilismo. Conta, com riqueza de detalhes e orgulho, as diversas vezes que burlou o regulamento para benefício próprio.

Fato No. 4: Jerez 1997 - Michael Schumacher, campeão do mundo, joga de forma deliberada seu carro em cima de Jacques Villeneuve, aspirante a campeão do mundo. A batida tira Schumacher da corrida. Haviam outros carros por perto, poderia ocorrer um acidente com outros envolvidos. Schumacher foi desclassificado do campeonato pela manobra. Mesmo assim tornou-se o maior piloto da história, reconhecido por exagerar em alguns momentos na busca dos seus objetivos.

Fato No. 5: Austria 2002 - Rubens Barrichello, vice campeão mundial, cede a vitória a Michael Schumacher, campeão do mundo, há 100 metros da chegada, visando favorecer o companheiro na luta pelo campeonato. Não houve risco na manobra, apenas a vergonha que tomou conta do mundo. Dias atrás Barrichello declara que se Piquet jogou o carro no muro não deveria ficar na F-1.

Chegamos então ao caso de Nelsinho - um piloto que cobriu todos os passos para chegar à F-1, mas sempre com suporte do pai, o cidadão mencionado no Fato No. 3. Coloquei toda a história acima para declarar a primeira coisa: Nelsinho não é mais sacana do que Prost, Senna, Piquezão, Schumacher, Barrichello ou qualquer outro que tenha cometido um ato anti desportivo em benefício próprio ou da equipe. Lógico que um campeão do mundo jogar o carro lutando por título soa bem diferente do que um iniciante jogar o carro no muro para o companheiro de equipe ter chances de vitória. Mas na análise fria das situações, todas são atitudes anti desportivas.

O problema é... jogar o carro no muro?? Nunca imaginaria que um piloto fizesse isso, muito menos um que tivesse sobrenome Piquet. Não consigo entender os motivos que levaram ele a fazer isso. Ameaça de perder a vaga na Renault? De que adiantava ficar na Renault se a equipe favorecia Alonso?? Era melhor procurar outra equipe... Excessiva pressão e o cara surtou?? Não acredito... se ele tivesse jogado o carro no muro de raiva até colava, mas pra ajudar o companheiro?? Não... Então porque ele fez isso? Essa deve ficar sem explicação e será sempre o motivo principal da ruína de Piquet. Sei lá, acho que a idéia de que alguém pegou a mulher do outro tem procedência...

Chegamos em Briatore, mas com pouco a comentar. Já deve ter feito coisa muito pior, essa só vazou porque foi a gota d'água entre os Piquets e ele. Briatore é um cara poderoso, e onde há poder há muita sujeira. Mudam os nomes, a podridão continua.

Assim chego à duas conclusões - a primeira é que Nelsinho e Briatore escreveram apenas mais um capítulo de escândalos, sacanagens e mutretas que permeiam o circo da F-1. A segunda é que quando os carros vão para a pista, é possível esquecer de toda essa podridão e curtir somente o esporte. Que se dane se é tudo arrumado, se o resultado poderia ser outro. Prefiro viver na Matrix do automobilismo do que olhar a realidade... (essa foi poética hein??)

Nenhum comentário:

Postar um comentário