sábado, 30 de julho de 2011

Pista!

Caras, ontem eu acompanhei um teste de desenvolvimento de pneus. Fazia muito tempo que eu não ia pra um autódromo, mexer com desenvolvimento de carro.

Eu já tinha esquecido que no asfalto, F=ma, e as coisas tem lógica. Mexer na pressão do pneu muda drasticamente o desempenho, isso é normal e todo mundo sabe. Mas aquelas balelas de vento mudar a pista de uma volta pra outra, isso eu nunca acreditei.

Mas é tudo verdade, e mais, a sessão de teste foi o dia inteiro sob sol. Uma nuvem passou e cobriu o asfalto durante uma saída de teste. Esfriou a pista, tempos de volta baixaram em meio segundo. Assim que o sol voltou, a pista esquentou, e os tempos subiram o mesmo meio segundo.

O mundo da pista é realmente de detalhes, o meio grau do alinhamento derruba o seu dia, duas gotas de água dentro do pneu alteram a pressão de uma forma que você fica completamente perdido. Aprendi um monte sobre os pneus slick, coisa boa para os nossos formuleiros leitores. Mas isso é mais uma das coisas que estão na minha lista de posts que eu não sei quando vou postar... Se não postei nenhum relatório do Fórmula Student ainda, imagina esse! Só posto se os formuleiros (e bajeiros) implorarem!

Nada a comentar do treino. O Team Lotus ficou no Q1, aí acabou a sessão pra mim.

3 comentários:

  1. Ué gonzo, com que carro vc tá trabalhando????

    ResponderExcluir
  2. Tem que implorar agora pra postar sobre o Formula?? hahaha

    ResponderExcluir
  3. Que franga!! Agora tem que implorar?? Essa turma do Formula é muito fresca...

    ResponderExcluir