domingo, 10 de julho de 2011

Mark... Maintain the Gap

Pois é... a super desportiva equipe Red Bull Racing, que escurraçou a Ferrari pela ordem de equipe na Alemanha em 2010... que enalteceu a briga de seus dois pilotos no final do campeonato de 2010... mostrou hoje que é farinha do mesmo saco.

Nas voltas finais, quando Webber tinha condições de ultrapassar Vettel, veio a ordem de equipe pedindo para manterem a distância. Ordem clara para que Webber não partisse pra cima do alemão. Alguns vão dizer que era lição aprendida da Turquia quando os dois bateram numa disputa. Mas não é não. A ordem era para não tirar pontos de Vettel porque ele é o primeiro piloto, ele terá todas as preferências. No final do ano passado, correram o risco de perder o campeonato ao invés de colocar foco em Webber. Hoje mostraram que isso nunca aconteceria. A Red Bull está para Vettel assim como a Ferrari está para Alonso. E foram burros como a Ferrari foi no caso Barrichello. Eles tem tanta vantagem no campeonato que Vettel chegar em segundo ou terceiro hoje não vai fazer a menor diferença.

A parte legal da história é que Webber fez o que todo torcedor brasileiro esperava de Barrichello e Massa. Webber contrariou as ordens de equipe e partiu pra cima. Viu seus brasileiros covardes, vocês deveriam fazer como o Canguru, se rebelar e não seguir as ordens. Não é?? Calma lá... muita calma nessa hora. Webber está em final de carreira, sabe que não tem condições de andar na frente de Vettel, sabe que a equipe não vai mais colocar foco nele e provavelmente perderá o emprego no final do ano. Webber é um grande piloto de F-1, uma estrela mundial. Mas é funcionário da Red Bull Racing e por mais famoso que seja, não seguiu as ordens do seu chefe. Tem muita empresa nesse mundo que demite funcionário por muito menos. Sei lá o que vão fazer com ele, talvez uma bronca entre quatro paredes, mas nenhum chefe deixaria impune um descato desse tipo, em escala mundial. Senão o chefe é que não serve pra ser chefe, porque não tem moral. Mas voltando ao fato, não queiram comparar as situações. O insurgente Webber está numa situação muito diferente do que Massa e Barrichello estavam quando seguiram ordens de equipe. Cada um tomou suas decisões e responde por isso. Dentro de suas empresas e diante de seus fãs.

Mas cadê a imprensa brasileira agora? Tivemos um jogo de equipe novamente, os boxes influenciando diretamente no resultado da prova. Só que a vítima hoje não foi um brasileiro coitadinho. Se fosse, então a F-1 seria nojenta, o esporte estaria acabado, toda aquela baboseira nacionalista. Um bando de oportunista que não sabe olhar a competição de forma imparcial, porque isso não gera notícia. Então o assunto vai passar quase desapercebido. E deveria passar mesmo porque daqui a pouco acontece de novo. Só não deixei passar para que o dia que a vítima for um brasileiro novamente, a gente encare normalmente, porque esse esporte, é assim.

Os conceitos virão durante a semana. Mas Alonso, Hamilton, Heidfeld e o mecânico da McLaren que não prendeu a roda de Button devem fazer parte dos prêmios... Mas em resumo, foi uma baita corrida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário