sábado, 21 de maio de 2011

Quanto tempo um F-1 ganha durante o ano??

Vendo o treino livre de Barcelona hoje cedo fiquei pensando no pacote de evoluções que o CT trabalhou para o time Lotus e veio a pergunta que coloquei no título do post.

No dia 26 de Março deste ano, Sebastian Vettel conquistou a pole position na corrida da Austrália com o tempo de 1min23s529. Qual seria o provável tempo da pole se no dia 27 de novembro deste ano, ao invés do GP Brasil, a F-1 retornasse para a Austrália? CT, que tal escrever algo sobre isso? Você deve ter uma boa idéia desses valores.

Esse papo me fez pensar uma coisa muito idiota. Imagine duas corridas de F-1 no mesmo circuito, uma no começo da temporada e outra no final. O ingresso da segunda corrida tinha que ser mais barato, porque vamos assistir menos tempo de corrida. A comparação é boba, mas na prática, uma redução de 2 segundos no tempo de volta reduz a corrida de 71 voltas em quase 2 minutos e meio. Uma redução relevante em se falando de setor G!!

Um comentário:

  1. Falando só de aerodinâmica, a meta de desenvolvimento estipulada pelo comando da equipe é o equivalente a 0.1s por semana em média. Se a meta for atingida isso significa um carro 1s mais rápido a cada dois meses e meio.

    Esse é um valor teórico, para o carro ser efetivamente mais rápido tem que existir uma boa correlação entre túnel e pista (pelo que ouvi os grandes problemas da Ferrari e Williams este ano, carros muito bons no papel mas não andam na pista).

    E ainda tem os pneus, que este ano estão uma zona. Mas acredito que não é muita viagem dizer que um carro pode ser entre 2 a 3s mais rápido no final da temporada.

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