terça-feira, 10 de maio de 2011

Perguntas hipotéticas

Eu sempre venho, prometo que vou participar mais, e desapareço. Não prometo mais nada.

Mas é o seguinte: e se ao invés do DRS, o assoalho dos carros tivessem quer ser planos até 800 mm atrás do eixo traseiro? Isso significaria a eliminação do difusor, e uma drástica redução de downforce. Paliativo, eu sei. O impacto real em curto prazo o CT poderia responder. A longo prazo, iriam achar alguma solução.

E junto com isso, e se fossem realmente e finalmente proibidas as mantas aquecedoras de pneu? Neguinho saindo com tudo, provocando bolhas nas 3 primeiras voltas e se arrastando por mais 15. Se ele economizar nas primeiras voltas, o mesmo composto dura 30 voltas.

Será que a combinação de pouco downforce na traseira mais pneus frios não provocariam o mesmo efeito? Neguinho fritando, patinando e arrebentando os pneus, mais as rodadas e escapadas, não iriam colocar mais emoção nas corridas? A diferença é que os pilotos com mais habilidade iriam se dar melhor neste caso.

Eu volto a postar não sei quando. Mas vai ser antes do FSAE Brasil.

2 comentários:

  1. Bom, a regra introduzida em 2009 teve o objetivo de aumentar a area da asa dianteira e reduzir a traseira, para diminuir a influencia do carro da frente. Funcionou um pouco... Ai com o mesmo objetivo comecaram a falar sobre passar mais carga aerodinamica para os difusores e tirar mais das asas para 2013, porque o difusor eh menos sensivel a esteira do carro da frente. Mas essa proposta foi recusada semana passada porque concluiu-se que a FIA nao conseguiria controlar e em poucos anos os niveis de downforce estariam acima do que o atual...

    Eh uma questao dificil pq se for pra eliminar o difusor (o assoalho ja eh muito limitado atualmente, nem compara com os anos 80!), porque nao tirar as asas tambem e transformar o carro em um F-Ford? O problema nao sao as asas, os difusores, o problema eh o volume de dinheiro e a quantidade de engenheiros trabalhando para otimizar os carros. Se colocarem uma nova regra em que um formula 1 tem que ter forma de caixa de sapato, em poucos anos ele vai estar mais rapido do que eh agora porque vai ser uma caixa de sapato super otimizada. Talvez com furos de velocidade, como diria o Homer Simpson!

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  2. Desde que me lembro por gente, a F-1 já teve motor V12, V10, V8, turbo, aspirado, várias limitações aerodinâmicas. Colocaram sulcos nos pneus, tiraram os sulcos dos pneus, reduziram e aumentaram o tamanho dos penus. Colocaram abastecimento, tiraram, colocaram de novo, tiraram de novo. Kers veio, foi e voltou. O sistema de pontuação mudou pelo menos 3 vezes.

    Tudo isso é feito para corrigir algo que estava prejudicando o espetáculo ou uma tentativa de deixar a coisa mais emocionante. Com o tempo, os ajustes são feitos. Assim como serão feitos com as regras deste ano.

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