sexta-feira, 22 de abril de 2011

Team Lotus e Caterham Cars

Na próxima semana acontecerá o segundo teste aerodinâmico em linha reta da equipe Team Lotus e o primeiro dos quatro permitidos neste ano. A equipe convidou a mídia para um anúncio, as peças do quebra-cabeça foram montadas e ontem a Autosport anunciou que os donos do Team Lotus compraram a empresa Caterham. O blog do Joe Saward confirma a notícia hoje (LINK).


Eu não conhecia a história da empresa e só ontem fui atrás de mais informações. O site (LINK) descreve a história e eles começaram em 1959 como uma concessionária especializada no carro Lotus 7. Em 1972 a Lotus parou de produzir o carro e a Caterham comprou os direitos e passou a produzir a partir de 1973.


Ter uma empresa fabricante de carros esportivos associada à uma equipe de Fórmula 1 faz todo sentido. Mas tem muito mais nas entrelinhas: em primeiro lugar comprar a empresa que fabrica um dos modelos mais famosos da história da Lotus é uma enorme provocação para os Malaios da Proton, que são donos da Lotus Cars. Em segundo, especula-se que a Caterham detém os direitos sobre o nome “Lotus 7”, o que significaria a Fernandes um plano B em caso de derrota judicial quanto ao nome Team Lotus. Isso porque de acordo com o Pacto de Concórdia, o nome do chassi deve permanecer inalterado para que a equipe tenha direito aos prêmios da FIA/FOM. E se a equipe de Hingham terminar 2011 com a 10ª colocação no campeonato de construtores e começar 2012 com o mesmo nome no chassi, receberá um prêmio de £40 milhões no início de 2012 (£20 de 2010, £20 de 2011)!!!

Assim:
2010: Equipe Lotus Racing / Chassi Lotus;
2011: Equipe Team Lotus / Chassi Lotus;
2012: Equipe Team Lotus ou Equipe Caterham / Chassi Lotus!!!!

5 comentários:

  1. CT, já vê se tem desconto para funcionário!

    ResponderExcluir
  2. Tá ganhando bem o Munck...

    ResponderExcluir
  3. Ta mesmo! Se quiser eu te mando um kit pelo correio...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. por isso que eu perguntei se tem desconto (pra ver se fica barato e não porque eu ganho muito)... vai que dá, rola até botar na pista nas provas de SCCA e NASA (não, Rafa, não são corridas com ônibus espaciais e foguetes!)...
    Brincaderas a parte, corridas amadoras por aqui são bastante populares, e os custos são menos assustadores do que se possa pensar. Alguns "brinquedos" são até baratos, como Mazda Miata e Toyota MR2. Quem sabe daqui a 1 ou 2 anos...

    ResponderExcluir