domingo, 17 de abril de 2011

Mas que raio é isso (2)?

CT, essa é pra você. Eu ia colocar uma foto da Lotus, mas descobri que ela não tem. Mas você que está no meio, tem uma pergunta que eu não consegui descobrir até hoje... Pra que raios serve esse furinho exatamente no bico dos carros? Se for pra refrigerar os equipamentos eletrônicos que vão dentro do cone, ou logo atrás do front bulkhead, eu vou declarar o Lito Cavalcanti como o consultor oficial deste blog. Porque a única explicação que eu tive pra isso foi essa, e saiu da boca dele há uns 3 anos atrás. Confirma, CT?

5 comentários:

  1. Eu ouvi sobre essa de resfriar a ECU, mas acho que eh so pra resfriar um pouco o cockpit.

    A nao ser que a equipe esteja desesperada para colocar mais massa na frente, faz muito mais sentido deixar a central eletronica perto do motor e nao precisar passar um quilometro de cabos pelo carro. Se voces olharem uma foto da Lotus irao ver que a tomada de ar do motor eh dividida e a pequena abertura embaixo eh o cooling da ECU.

    ResponderExcluir
  2. Pelo que acho, não seria uma abertura apenas para diminuir a pressão no local? Pois essa parte é o ponto de estagnação aerodinamica do bico, creio que diminuindo a pressão nesse local a aerodinamica do modelo seja melhorada.

    ResponderExcluir
  3. é uma tese, essa da diminuição de pressao no ponto de estagnação, mas nao deve ser isso não. Pra ter diminuição de fato tem que ter fluxo, senão a pressao interna do nariz, aumenta e volta a gerar o ponto de estagnação. Outra evidencia disso é o posicionamento da camera de TV no bico, se a influencia de estaganação no bico fosse tao grande, eles não colocariam tanta área extra nesse local (sem passagem de ar)

    ResponderExcluir
  4. Nao, a abertura eh muito pequena e o como o Leo disse a pressao atuaria dentro cockpit do mesmo jeito.

    A posicao da camera no bico vai render um post essa semana sobre balanco aerodinamico. Basicamente as equipes sao obrigadas a ter esses volumes para a camera mas podem escolher onde colocar e a camera pode ou nao ser usada para gerar downforce. A Redbull tem claramente uma filosofia aerodinamica muito diferente das outras equipes e usa a camera no lugar mais neutro possivel, a ponta do bico... Vou escrever esse post ate o final da semana...

    ResponderExcluir
  5. Eu chuto que é um adesivo com desenho de grelha... só pra concorrência perder tempo elocubrando teorias conspiratórias.

    Falando mais sério, deve ser pra refrigerar algo mas nada que esquente muito, senão usavam algo mais elaborado e eficiente, tipo uma tomada naca (como usavam ano passado no F-duct). Mas é muito estranho, essa grelinha... deve ser pra evitar a entrada de objetos, tipo pedaço de borracha ou coisas assim.

    ResponderExcluir