domingo, 10 de abril de 2011

Conceitos Malasia 2011

Finalmente a Malasia assistiu uma corrida interessante com pista seca. O circuito assinado pelo alemão-amigo-do-Gonzo Herrmann Tilke sempre oferece corridas chatas, tendo a chuva como única aliada para que a madrugada seja menos sofrida. Aleluia, isso não aconteceu esta noite.

Mas quando acordei hoje e li alguns comentários em blogs e sites fiquei com a impressão de que assistimos corridas diferentes. O Fabio Seixas por exemplo publicou que a corrida foi sem graça, teve poucas disputas. Respeito o comentário do jornalista, mas o que diabos as pessoas esperam da F-1? Repito, mais disputas e ultrapassagens do que vimos essa noite só transformando a categoria em gincana. O pessoal espera tumulto na pista, mas esquecem do básico, de que o piloto mais rápido deve vencer. E isso aconteceu. Essa choradeira tá ficando mais chata que o assunto das ordens de equipe...

Sobre a corrida, lá vai os conceitos do dia. Petrov ganhou o freio de mão nem tanto pela corrida mas pelo bizarro acidente em que ficou com o volante na mão. Webber era candidato ao prêmio, mas um final de corrida mais combativo apagou o péssimo início de prova. Mas continua anos luz de Vettel.

Vettel tem feito a lição de casa com maestria. O carro é o melhor do grid, mas não é de outro mundo. A difernça é que ao contrário de Webber ele não dá chance ao azar. Larga na frente, abre vantagem, se mantém distante o suficiente para que os outros não usem Kers e asinhas contra ele. A luta será evitar que Vettel contorne a primeira curva das corridas em primeiro, caso contrário será difícil batê-lo. Mas acredito que o domínio dele tem vida curta.

Hamilton e Button vão levar a McLaren à disputa do título. Na disputa entre a agressividade de Hamilton versus a inteligência de Button, ponto para Jenson. Hamilton repete erros que são imperdoáveis, como detonar os pneus. Além disso, repetiu a manobra de ziguezaguear na reta defendendo a posição. Já fez isso no passado, é uma característica suja que ele deveria abolir antes de se machucar ou machucar alguém.

A Ferrari andou bem melhor na corrida do que nos treinos e deve acalmar os ânimos em Maranello nessa segunda-feira. Massa melhorou mas precisa entender melhor o desgaste dos pneus. Pelo menos foi combativo e fez bem mais que em Melbourne. Não precisa também do babaca do Galvão dizendo que a justiça foi refeita com ele chegando à frente do espanhol porque a Ferrari atrapalhou seu pitstop... sem comentários. Alonso por sua vez foi vítima de um incidente de corrida, senão chegava no pódio. Vai carregar o carro nas costas, anda muito esse cara.

E a Renault Lotus é mesmo a sensação da temporada, tomando o lugar que imaginavam ser da Mercedes. Heidfeld andou bem demais, um pódio merecido e tenho certeza que a equipe sonha com um Kubica ao lado dele. Mas é só olhar para o carro e ver que isso não vai acontecer, Petrov injeta muito dinheiro. Tomara que a equipe tenha bala na agulha para manter o desenvolvimento durante o campeonato. Torço para o alemão ganhar sua primeira corrida na carreira, ele merece.

A gente pula o meio do grid e chegamos à Lotus do CT, que andou muito perto do ritmo do Perez, Sutil e Maldonado. Vai CT, continua o desenvolvimento que em breve o Q2 será uma realidade.

4 comentários:

  1. Rafa, sacanagem chamar o Petrov de freio-de-mão...
    Fazia tampo que não via um acidente tão bizarro. Pior que na câmera onboard não dava para ter noção do quanto o carro decolou. Vi e pensei "que coxas o volante soltou do cubo...", mas foi uma puta pancada na aterrissagem.

    ResponderExcluir
  2. Rafa, ja disse isso antes e repito: com todo respeito aos jornalistas de plantão, estou ficando fã das suas avaliações das provas, outro nível!

    ResponderExcluir
  3. Eu tambem gostei muito da corrida e concordo com vc Rafa sobre o que li hoje na imprensa brasileira. Achei, no entanto, um post legal no Blog GP (http://colunistas.ig.com.br/grandepremio/2011/04/10/parem-de-reclamar/)

    A corrida foi animal, muito agitada. Esta mais dificil de acompanhar porque sao muitas variaveis, mas no final o cara que tem mais performance com menos desgaste de pneu ganha!

    E sou cada vez mais fa do Kobayashi, pra mim ele eh mais arrojado do que o Montoya foi e do que o Hamilton eh, e ele nao faz cagadas. Se alguem tenta ultrapassar ele, ele nao faz nada estupido, a corrida de ontem mostrou isso.

    Sobre o Team Lotus, dificil dizer o quanto as outras equipes vao evoluir... Do nosso lado esperem um pacotao aerodinamico na Turquia e um outro pacotao ainda maior em Barcelona! Eu to ate o pescoco envolvido nesse de Barcelona, eh um bixo de sete cabecas...

    ResponderExcluir
  4. Porra, mais uma corrida que eu devo ter registrado, conciente, uns 40%. Dormi antes da largada, acordei no meio, dormi de novo e acordei com o pódio (porque que eu sempre acordo no podio???).
    Mas o que eu vi eu gostei. Várias ultrapassagens, o Massa mandou bem e no final o unico piloto do meu time de FantasyF1 que não pontou foi o Barrichelo, fiz vários pontos...
    Agora é esperar uma corrida num horário decente pra ver inteira.

    ResponderExcluir