sábado, 5 de fevereiro de 2011

Lançamentos 2011 - Parte I

Pronto, finalmente sentei pra escrever um post comentando sobre os carros lançados para 2011. Analisando as inovações dos últimos 3 anos e com estes primeiros meses de experiência na Lotus, pra ser sincero eu estou um pouco surpreso em como as coisas funcionam.

2009 foi um ano de grandes mudanças nas regras de aerodinâmicas, porém todos os carros vieram com formas muito parecidas com a exceção daqueles que construíram o double diffuser. Este conceito foi o grande “think out of the box” em 2009.

Pois bem, como sempre acontece, todos os outros copiaram e adaptaram o conceito em 2009 e projetaram seus carros 2010 com este conceito. Em 2010 o “think out of the box” veio da McLaren e Red Bull com o F-Duct e o Blowing Diffuser (que já foi muito usado no passado e estava esquecido) respectivamente e novamente todos copiaram.

Aí participei da conceituação de um carro 2011 e é interessante em ver como existe uma tendência enorme em apenas copiar, fazer o que os outros estão fazendo. A transferência de funcionários entre as equipes é o principal fator na uniformização das idéias. Idéias doidas existem e eu participei de testes de algumas, porém existe o risco de o carro chegar na primeira corrida e ser 1s mais lento que todos e a equipe toda parecer estúpida. E ninguém que gasta uma fortuna com um time de F1 quer parecer estúpido para o mundo inteiro...

Escrevi tudo isso para explicar porque eu tiro o meu chapéu para equipes que trazem grandes inovações, e para mim as principais são McLaren e Red Bull. Estas equipes conseguem desenvolver as idéias doidas de uma maneira tão consistente que nunca tem erro, se está no carro é porque funciona. McLaren tem essa filosofia muito forte em aerodinâmica e Red Bull, graças ao Adrian Newey, em projeto mecânico e packaging.

Então vamos lá, começando a parte 1:

- Ferrari: a equipe é sempre candidata ao título e sempre foi muito famosa por projetos mecânicos muito bem feitos. Na minha opinião o carro 2011 é sem sal na aparência, aparentemente fizeram apenas o feijão com arroz na aerodinâmica, os sidepods ficaram bem maiores do que o carro 2011 e isso provavelmente foi devido ao Kers. Porém eles sempre são muito consistentes mecanicamente, no entendimento dos pneus (que será o ponto principal este ano), conseguem ter um carro com bom ritmo de corrida e tem o melhor piloto. Do que é visto e foi falado, nada radical portanto, apenas o básico bem feito.

- Renault: nem a Autosport chama eles de Lotus Renault, então não vou ser eu que vou chamar. Esses caras exploraram bastante o conceito do blowing diffuser. A idéia desenvolvida pela Red Bull ano passado foi utilizar os gases da exaustão para criar pequenos ganhos de downforce no assoalho e, principalmente, para isolar a esteira do pneu fazendo o difusor como um todo trabalhar bem melhor e gerando um ganho bem grande. Um detalhe, entretanto, é que downforce só é útil em um carro se ele estiver corretamente balanceado. Em outras palavras, quando o piloto está acelerando ele aumenta o downforce na traseira, mas isso vai mudar muito o comportamento do carro em curva e as equipes precisam encontrar um bom compromisso, geralmente andando com mais carga aerodinâmica na frente para que o balanço seja equilibrado com o blowing diffuser. Isso significa que o carro não está otimizado para situações na volta em que o piloto não está acelerando!

O que eu acredito que a Renault explorou neste conceito, foi trazer este ganho para o centro do carro, onde o balanço do carro não é alterado. Não acho que o ganho por liberar os gases naquela área seja maior do que na traseira, mas acredito que eles vão poder andar com o carro mais bem equilibrado o tempo todo e ganhar boa vantagem em pontos da pista onde as outras equipes estão com um balanço ruim. Este carro com o Kubica no volante vai dar trabalho esse ano!

Red Bull: nada radical na aparência. Parece que segue na mesma linha do ano passado, carro bem equilibrado, excelente packaging, projetos levados ao limite (como a asa que passa no teste da FIA mas ainda assim é muito flexível). Bom, acho que isso é o suficiente para colocá-los na lista de favoritos.

Team Lotus: carro bonito esse, pago pau para esta equipe! É um carro um tanto diferente dos outros apresentados, tem um sidepod bem agressivo (que só foi possível com um conceito diferente da estrutura de impacto lateral) e que, combinado com packaging da transmissão do Adrian Newey e suspensão pull-rod, permite um escoamento muito melhor na região traseira do carro. A equipe ainda tem muito o que amadurecer em vários sentidos, mas os tempos de volta desta sexta colocam o carro no meio do bolo, parece que está bem nascido e sem nenhum problema grave de equilíbrio. Além disso, o blowing diffuser está funcionando e não cozinhou a suspensão traseira...

Parte II em breve...

Um comentário:

  1. CT parabéns pelo post! muito esclarecedor...
    o oposto desse post que beira o ridículo do Fabio Seixas.
    Mais tarde vou passar o link do zé ruela pra ele ;-)

    http://fabioseixas.folha.blog.uol.com.br/arch2011-02-01_2011-02-28.html#2011_02-04_16_17_41-11074102-0

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