quarta-feira, 16 de junho de 2010

Histórias dos meca (3)

Muito bem, as duas primeiras foram os meca aprontando para os pilotos. Hoje o piloto dá o troco.

Era uma vez um piloto multicampeão nas pistas, inclusive com participação na F1. Não precisava provar nada para ninguém. Mas resolveu ir se arriscar nas trilhas, fazendo algumas provas de cross country.

Então, na primeira vez que foi andar, foi numa fazenda no interior de São Paulo. Uma pista controlada, com cerca de 3 km, simulando uma especial de rally. A equipe oficial de fábrica foi acionada, montou o acampamento na beira da pista, preparou o carro.

O piloto chegou, andou de co-piloto junto com o piloto oficial da fábrica, pra aprender a pista. Depois, trocaram de posições, ele ajustou banco, cinto, volante, e se mandou para a pista. A idéia era andar 3 voltas, pra sentir o carro. Ele fez isso. Ouviu as dicas do piloto oficial. E foi pra mais 3 voltas sozinho. Voltou para o apoio. E já veio logo dizendo:

- Olha, eu não conheço muito essa coisa, mas tenho a impressão que se vocês amolecerem um pouco a traseira o carro melhora de saída de curva. É isso mesmo?

O piloto de fábrica consentiu, estava certo. Os meca abriram 3 cliques nos amortecedores traseiros. Pra vocês terem uma idéia, eu não consigo sentir a diferença de 5 ou 6 cliques. Pra mim é igual. É por isso que eu não sou piloto. Mas esse cara era. E ele foi pra pista, andou mais 3 ou 4 voltas. E voltou:

- Não veio tempo, porque eu experimentei coisas diferentes nas entradas de curva, tirei o pé nas retas, mas de saída de curva o carro está melhor. Só que dá pra melhorar ainda mais. Será que dá pra amolecer mais?

- Deixa com a gente! - Falou o meca chefe. E cochichou para os seus meca-cupinchas:

- Fechem os 3 cliques. Voltem o carro para o que estava na primeira volta. Vamos ver se o cara é bom mesmo...

Assim foi feito. O carro de volta ao original. Mas, antes de entrar na pista, o meca chefe foi para o piloto e disse: "abrimos mais 5 cliques. Agora são oito. Pega leve nas curvas até sentir o carro."

O piloto deu várias voltas, o dobro do normal. Quando voltou para o apoio, veio logo dizendo:

- Gente, eu não sei, eu não entendo. Andei, andei, procurando me encaixar no carro, mas não consegui melhorar. As curvas não vinham bem, não estava certo. Parece estranho, mas o carro está igualzinho à primeira vez que andei...
- Parem o teste. O cara é bom mesmo.

Ele acertou mesmo o "erro dos mecas", e a partir daquele dia virou outro piloto oficial da fábrica. E sempre que era necessário algum acerto no carro, era chamado. E resolveu muitas coisas que ninguém conseguia achar. Outra vez, a equipe tpassou uma semana tentando resolver um carro que não freava, até ele dar uma volta e voltar para o apoio praguejando:

- Ô, seus FDP, querem me matar? a válvula unidirecional do vácuo do freio tá invertida!

Ficamos um tempão discutindo pastilha, ganho do pedal, sangrando o sistema, e o cara em uma volta matou o problema. Sem vácuo, o booster não tinha como funcionar direito, aí o carro não freava mesmo. É difícil descobrir o problema, outros pilotos não conseguiram identificar o erro. Ele já tinha sofrido problema parecido na pista, por isso sabia o que era. Mesmo assim, precisou de apenas uma volta para isso.

Era um grande acertador, esse Alemão.

Um comentário:

  1. A hora que comecei a ler eu pensei nele e achei que seria a historia em que ele cagou dentro do macacao!
    Legal ver a diferenca entre piloto bom e piloto mala!

    ResponderExcluir