segunda-feira, 28 de junho de 2010

Catadão do Final de Semana

Que imagem essa do Webber. Como lembrou bem o Munck, Red Bull te dá asas! Webber encontra-se apto e com experiência comprovada para pilotar um daqueles Extra 300 no próximo Red Bull Air Racing. No final das contas, saiu da corrida em uma disputa com a Lotus e dá mais um passo para trás na luta pelo título. Por essas e outras que cada vez mais aposto minhas fichas em Hamilton para o título desse ano.

A dupla atual da McLaren tem me lembrado bastante Senna e Prost. Calma, não estou falando que Hamilton é igual a Senna e Button igual a Prost, os dois tem muito a fazer antes de merecer tal comparação. O que chama a atenção são os estilos. Hamilton é rápido, parace rápido, altamente agressivo e tem sido o mais combativo dos pilotos de ponta. O lado ruim e que tem manchado sua carreira são as frequentes confusões que ele se envolve, como ultrapassagens em bandeira amarela, mentiras e o mais recente caso com o safety car. Um projetinho de Senna. Button por sua vez é rápido, mas não chama a atenção. Não é por acaso que vira e mexe ganha o prêmio de Adrian Fernandez. E quase na metade da temporada está nos calcanhares de Hamilton, correndo muito mais com a cabeça do que com os pés e mãos. é um projetinho de Prost.

Para a Ferrari, o campeonato foi pelo ralo. Alonso vai se manter matematicamente na briga até faltar umas duas provas. Mas como o raio não cai duas vezes no mesmo lugar, não acredito em viradas espetaculares como Raikkonen conseguiu. Se já era muito improvável com um piloto imagina esse ano onde duas Red Bull e duas McLaren vão lutar até o final. Massa já era. Mais três corridas e a Ferrari já se voltará para 2011. Pra piorar, nesse domingo a equipe estava no lugar errado na hora errada. Vendo a sequência de ações do safety car, Hamilton, Alonso e Massa foram os três prejudicados porque Vettel estava na frente do Safety Car e de Button para trás todos entraram no boxes. Dai Hamilton passa o safety car e a dupla da Ferrari se lascou sozinha. Não acredito em sacanagem por parte dos comissários, mas entendo a raiva de Alonso e Massa.


Hoje vejo na internet que Kubica é o único que completou todas as voltas da temporada. Impressiona tanto pela consistência do polonês como pela confiabilidade do carro. Bom, pra aguentar o Petrov, o carro deve ser um tratorzinho mesmo. CT, que asa dianteira é essa?? O end plate parece um armadilha para pegar sapos...

Outra baboseira foi o Rubinho (que fez uma boa corrida) ter passado Senna em número de pontos. Nessas horas lembro de uma máxima da engenharia que diz: não adianta você coletar muitos dados se não souber o que fazer com eles. A estatística de pontos acumulados na carreira tornou-se irreal. Como comparação, nos anos 80 seria preciso ganhar 3 corridas (27 pontos) para marcar o número de pontos de uma vitória hoje (25). Quer fazer algo mais honesto? Peguem o sistema de pontuação atual e refaçam as contas desde 1950. Uma pancada de pilotos medíocres seriam agraciados com alguma pontuação mas a referência seria a mesma. A idéia está ai, qualquer hora algum internauta maluco resolve fazer essa conta.

Pra encerrar, uma rápida passagem na MotoGP, que caminha para um final de temporada melancólico, com um grid esvaziado e Lorenzo sobrando. Pouca coisa salva, talvez o surgimento de alguns nomes ganhando espaço como Dovizioso e Spies. Fora isso, a dúvida é: porque os pilotos tem que ser malas desse jeito??


As fotos são todas tiradas do www.tazio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário