domingo, 29 de julho de 2012

FORMULA 1 ENI MAGYAR NAGYDÍJ 2012

Bonito o nome oficial do GP da Hungria né?

Essa corrida foi um prato cheio para os chatos de plantão - que corrida chata vão dizer. E realmente não foi das mais emocionantes, como sempre ocorre em Budapeste se não tivermos quebras, batidas ou chuva.

Mesmo assim, foi uma prova forte em que ninguém disparou, ao contrário do aparentava no sábado. Hamilton ganhou praticamente de ponta a ponta como se esperava, mas teve sempre uma Lotus muito perto pressionando. Fosse Kimi um brasileiro, nosso estridente locutor diria que ninguém merecia mais a vitória do que ele.

Mas por uma perspectiva mais ampla, Alonso foi o grande vitorioso. A liderança no campeonato aumentou e falta uma corrida a menos para o final da temporada. Restando 9 etapas, a diferença do espanhol para o segundo colocado que é Webber chegou a 40 pontos. Isso significa que ele pode perder um pouco mais de 4 pontos por corrida que vai ser campeão. Se pensar que a média de pontos de Alonso nas primeiras 10 corridas foi de mais ou menos 16 e Webber, alguma coisa na casa de 12, já dá pra perceber que do ponto de vista da estatística, Alonso está com um sorrisão bem aberto.

Mas a mesma estatística que deixa Alonso super contente, pode mudar drasticamente já na próxima corrida. Não precisa mais do que um abandono de Alonso com vitória de Webber, Hamilton ou Vettel para embolar tudo novamente. O segredo de Alonso está na consistência. É pela quebra dessa consistência que precisamos torcer para ter um final de temporada empolgante. Se isso não ocorrer, as provas serão emocionantes sim, mas Alonso vai cozinhar as coisas em banho-maria e o campeão será conhecido antes do GP Brasil.

Sobre os brasileiros, um final de semana mediano, principalmente pelos resultados. Senna largou bem, andou bem e não errou. Foi o primeiro intruso no grupo das grandes e deixou uma Red Bull e uma Ferrari para trás. Mas continua devendo muito. Massa até largou bem, mas depois da primeira curva caiu para nono e lá ficou. Parece que desanimou quando percebeu que andou para trás na largada. O ritmo foi bom porque chegou apenas 12 segundos de Alonso. Mas continua devendo muito, muito mesmo.

E agora chegou as férias de verão da F-1. Um longo mês sem corridas e de ciclismo para o CT! Sorte a nossa que temos as Olimpíadas para matar o tempo. Ah sim, e tem Nascar também Bola!

Um comentário:

  1. Cara, registro aqui como é bom um GP sem o Galvão! As pessoas falam tranquilamente, o Burti entra quando quer, a Mariana consegue entrevistar ao vivo, uma beleza mesmo! Pena que quem acompanhou a abertura da olimpiada na SporTV! Ai ai ai... a pira não tinha nem esquentado ainda e ele me solta "termina a abertura dos jogos de 2012, essa já foi, é passado, começa agora a espectativa pra abertura das olimpiadas de 2016 no Rio" ...

    ResponderExcluir