segunda-feira, 9 de julho de 2012

Final de semana da Caterham F1

O final de semana da Caterham foi de altos e baixos. Na segunda-feira passada tínhamos planejado um teste de aerodinâmica para avaliação do novo pacote porém acabou sendo cancelado por causa da chuva. Com isso fomos para plano B com o objetivo de testar a nova configuração na sexta-feira em Silverstone, porém esta avaliação foi afetada pela chuva. Mesmo assim muitas medidas foram feitas e os dados, combinados com o feedback dos pilotos e ajustes necessários para equilibrar o carro, confirmaram que o novo pacote estava funcionando.
A sessão de treinos livres de sábado foi no seco pela primeira vez no final de semana e ambos os pilotos tiveram dificuldades em aquecer os pneus dianteiros, problema que foi agravado pela melhora na traseira. Em um típico final de semana sem chuva, os três treinos livres provavelmente seriam suficientes para um melhor entendimento do setup para corrigir o problema. A qualificação foi um desastre, pneus errados na hora errada com e com temperatura errada.
Na corrida o Petrov teve uma “falha catastrófica” do motor na volta de alinhamento para o grid, logo em frente de onde eu estava. Desde que comecei na Caterham eu tenho um sentimento novo, a cada vez que vejo uma bandeira amarela ou algum incidente eu penso “tomara que não seja uma Caterham”. Dessa vez vi a fumaça e estremeci, logo apareceu o carro lento e parou bem na minha frente. Fomos só com o Heikki para a prova e na curva 5 durante a primeira volta ele teve um choque um tanto violento com o Verne (não mostrado pela TV) que levantou o carro e na queda danificou o assoalho. A falta de ritmo na corrida era evidente, porém o problema só foi diagnosticado ao fim da prova e a análise de dados mostrou uma perda súbita de downforce entre o início e fim da primeira volta, perda estimada em 1s por volta.
Este é o resumo da história, o final de semana foi muito frustrante e o clima estava pesado hoje cedo por aqui. O foco agora está voltado para uma nova tentativa do teste de aerodinâmica em Kemble na sexta-feira e em tirar o máximo do carro na próxima corrida na Alemanha (que levará mais algumas atualizações). Abaixo um vídeo muito legal que o Gary Anderson (BBC) gravou com a Caterham F1 durante o final de semana, com o famoso John Iley explicando as atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário