Os primeiros dias de fevereiro marcarão o início da temporada 2011 da F1, com diversas equipes apresentando os novos carros e os primeiros testes em Valencia. Novamente mudanças significativas nas regras quanto à aerodinâmica e uma mudança bem significativa para dinâmica: o fornecedor de pneus! Vou comentar algumas das mudanças:
- Difusor duplo: o regulamento foi corrigido para acabar com a brecha que permitia esta configuração. Estima-se que uma média de 10% de downforce será perdido na traseira, porém isso vai variar de equipe para equipe. A Renault tinha um difusor duplo enorme e será a equipe que mais perderá com o fim da regra. No entanto não estou dizendo que eles não tenham capacidade de recuperar em outras áreas e mesmo assim fazer um carro rápido. A Red Bull é o oposto, tinha um dos menores difusores duplo em 2010 e deve ter menos a perder.
- F-Duct: a regra foi modificada de modo a proibir a ligação entre a carenagem do motor e a asa traseira e não permite mais atuação do piloto para alterar o sistema. O sistema é baseado em uma válvula fluídica sem nenhuma parte interna móvel e a mão/perna do piloto causa uma diferença de pressão que altera o escoamento internamente. No entanto, sabe-se que muitas equipes estão trabalhando em sistemas independentes do piloto, que começam a funcionar a partir de determinadas velocidades... Então essa será uma novidade interessante para acompanhar nos primeiros testes. Fiquem atentos às frenagens ao final das retas, pois sistemas dependentes de velocidade significam que a frenagem será iniciada sem downforce na traseira, o que é muito muito instável.
- Asa traseira móvel: sem muito segredo aqui. O flap da asa poderá abrir em treinos livres e qualificação, e em corrida quando um piloto estiver muito próximo do carro da frente. A asa em si não tem nada de muito especial, o que estou curioso para ver são as soluções encontradas para o atuador que abre e fecha a asa.
- Pneus: essa mudança vai ser grande. As equipes testaram os Pirelli em dezembro mas muitos ajustes foram feitos ao composto e o pneu de agora é muito diferente. Algumas equipes vão com carros antigos para o primeiro teste, com o objetivo de alterar apenas a variável pneu, facilitar o entendimento e atualizar os modelos de simulação. Acredito que as primeiras corridas podem ser um pouco chocantes, com equipes grandes andando lá trás, algumas vão se adaptar melhor e mais rapidamente que outras...
E torçam para o Team Lotus, o carro está lindo e bem moderno! Espero que ande bem também...
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