domingo, 9 de janeiro de 2011

Capacete de Ouro 2010 - Versão Rafa

Vettel foi o campeão da temporada 2010, isso é comprovado pelo maior número de pontos que ele conquistou. Zero dúvidas sobre isso. Mas será que ele foi o melhor piloto? E quem terá sido a grande decepção? Toda mídia especializada em F-1 faz essas análises, então o renomado Blog também fará.

Ao longo do ano fiz os conceitos de cada prova (exceto Australia, Bahrein e China) e segue abaixo os resultados. Dei uma olhada nos videos da FIA para lembrar como foram as primeiras corridas então os conceitos estão completos. Vai também uma explicação de cada um dos itens, principalmente a história do Adrian Fernandez que algumas Marias Ruelas não sabem o que significa.

Capacete de Ouro - o piloto que faz a melhor prova, na maioria das vezes foi o vencedor da corrida. Condizente com o resultado do campeonato, Vettel ganhou com 6 votos, seguido por Alonso e Webber com 4 votos. Hamilton levou 3 e Button levou 2. Acho que esse resultado ninguém vai contestar.

Worm of the Match - o termo vem de um joguinho de computador muito famoso na época da faculdade, chamado Worms. Um monte de minhocas lutavam umas contra as outras jogando bombas, mísseis, procurando destruir o inimigo. A minhoquinha mais "animal" do jogo, levava o título de Worm of the Match. Então o piloto que levava essa premiação era aquele mais agressivo, que fez mais ultrapassagens, que deu o show e salvou a transmissão. Com 4 pontos ficaram Webber e Hamilton. Como não gosto desse negócio de dividir prêmio, considero Hamilton o merecedor do título. É só ver os vídeos das provas, Hamilton é um cara diferenciado para achar algumas ultrapassagens impensadas para os padrões atuais. Vários caras foram votados nessa categoria: Alonso, De la Rosa, Vettel, Maylander, Alguersuari, Kobayashi e Sutil.

Adrian Fernandez - Para quem se lembra, o mexico Adrian Fernandez correu muitos anos na F-Indy com o patrocínio da Tecate. Piloto mediano, geralmente largava no meio do pelotão, não fazia nada a corrida inteira, mas inexplicavelmente aparecia entre os 3 primeiros na última volta. Um mestre na arte de não aparecer, mas estar sempre na frente. Nunca foi campeão. Portanto, levava esse conceito o piloto que o Galvão nem falou o nome, mas ganhou um número expressivo de pontos. Button levou fácil, com 6 votos. Webber levou 3. O resto divide o resto: Vettel, Massa, Hamilton, Alonso, Rosberg, Kubica e Schumacher. Button é um cara que encaixa perfeitamente no perfil Adrian Fernandez. É minha aposta para levar o título novamente em 2011.

Freio de mão - Esse é fácil. Aquele que fez uma prova medíocre ou uma manobra bizarra, que jogou fora uma vitória, etc. Foi o único conceito que me permiti entregar a mais de um piloto em algumas provas. Aqui a briga foi boa, mas o campeão foi Webber com 4 votos. Na cola dele, Petrov, Schumacher e Massa com 3 votos. Depois vem a farofa dividindo os votos: Buemi, Hamilton, Barrichello, Mansell (sobrou até para o leão...), Vettel, Di Grassi e Kovalainen.

O resultado não prova nada, mas talvez seja um indicativo do porque Webber não chegou lá. Ele aparece bem votado em todas as categorias. Foi um misto de genialidade, agressividade, paciência e burrice. A F-1 não permite tamanha inconstância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário