domingo, 24 de janeiro de 2010

Zé Ruela no Túnel - Sugestões para End Plate

Passando a bola pro Gonzo, nosso projetista de asas dianteiras, vou dar as minhas primeiras sugestões de alterações no end plate do nosso F3.
A primeira e mais básica, é a adição de uma chapa horizontal na parte externa do endplate e próximo ao solo, conforme a foto abaixo:

A expectativa é que, como a região na frente do pneu tem alta pressão (ponto de estagnação), uma chapa horizontal próximo do solo ali significa alta pressão em cima e baixa pressão em baixo, o que resulta em downforce!

A segunda sugestão é a chapa de cima na mesma foto. Não tenho certeza sobre qual vai ser o efeito dela, minha impressão é que ela vai alterar o ângulo em que o escoamento chega no pneu e, com isso, vai reduzir um pouco a pressão na face dianteira do pneu e o arrasto no pneu.

Comentem o que acham e coloquem outras sugestões...

Nenhum comentário:

Postar um comentário