domingo, 31 de janeiro de 2010

Formando a turma de 2010

Começaram as apresentações de carros e pilotos de 2010. Finalmente as notícias começam a ficar mais interessantes. Na ordem das mais recentes, vamos a rápidos comentários (e bicudas é lógico...)

Renault - carro: ficou bonito com essa pintura, só que o vermelho estragou. Se a equipe acertou a mão na concepção do carro, pode até ser que belisquem um pódio ou outro, mas pela falta de grana e interesse da equipe, é candidata a meio do grid. Detalhe da apresentação foi a "barreira" na traseira do carro, tampando o extrator. De duas uma, ou inventaram alguma coisa revolucionária ou fizeram uma bobagem tão grande que deu vergonha!
Pilotos: Kubica e Petrov - o polonês precisa crescer senão começa a ganhar fama de Alesi. Ano passado Heidfeld andou mais... Petrov é incógnita, não acho que será um rival forte para Kubica. Será mais difícil ainda se o carro for uma bomba. Mas uma coisa já ganharam: prêmio de dupla mais feia do grid.
Sauber - carro: falar o que de um carro que nem se sabe se vai competir. A equipe já passou na mão de tanto dono que os funcionários não devem nem saber quem é o chefe da semana. O carro da foto parece aqueles modelos de feira... por baixo não deve ter nada.
Pilotos: De la Rosa e Kobayashi - De la Rosa é um piloto que sabe muito de desenvolvimento mas não deve contribuir muito para tirar a equipe (se correr...) do fundo do grid. Não é piloto de corrida, é piloto de testes. O japonês é doido, fez em duas corridas o que muitos não fazem em anos de carreira. Isso olhando pelo lado positivo e negativo!! Torço por ele, porque o Japão precisa de um piloto que acabe com essa imagem de kamikazi.
McLaren - carro: é o mais revolucionário até agora. Essa barbatana se unindo com a asa traseira gerou intrigas e dúvidas. Eu achei feio, mas até ai carro de F-1 não precisa ser bonito, precisa ser vencedor. E esses caras estão sempre na briga. Tem motor, engenharia, pilotos e organização para brigar pelo título.
Pilotos: Button e Hamilton: são os atuais campeões mundiais. Eu torço pelo Button, mas acho que Hamilton vai andar na frente, seja pelo favorecimento da equipe, seja porque é melhor que Button mesmo. Hamilton brigou de igual para igual com Alonso dois anos atrás, quando o espanhol chegou na equipe com um bi-campeonato. Ele anda muito, perdeu o título por imaturidade, coisa que ele está corrigindo. Button por sua vez sempre foi rápido, mas nada extraordinário. Teve a chance da vida, agarrou e tornou-se campeão. Vai brigar por pódios.
Ferrari - carro: vem mordida pelo fracasso de 2009, um ano em que tudo deu errado. O desenvolvimento começou cedo, o que coloca a equipe como favorita ao título. O carro não tem a barbatana dos concorrentes (assim como a Mercedes...) e essa vai ser uma coisa interessante de avaliar - quem acertou? Obviamente usar ou não está relacionado ao resto do carro então não teremos uma resposta muito clara. Tem dinheiro, engenharia, organização, pilotos e o ex-chefe de equipe como presidente da FIA. Não tem como imaginar outra coisa, a Ferrari entra pra lutar pelo título.
Pilotos - Massa e Alonso: Se a política da boa vizinhança durar até a qualificação da Australia é lucro. A menos que um dispare em relação ao outro, o pau vai quebrar. Alonso é um ótimo piloto, mistura aquela tocada limpa do Prost com momentos de agressividade. É bi-campeão por méritos e não porque tinha um carro de outro mundo. E vai querer a equipe toda trabalhando por ele. Massa por sua vez vai ter outra pedreira. Desde que entrou na Ferrari só correu ao lado de campeões mundiais. E sempre lutou no mesmo nível. Parece recuperado do acidente, o que é praticamente um milagre e vai ter que lutar muito na pista e fora dela para ter os mesmos direitos de Alonso. A chave é começar bem o campeonato. Piloto brasileiro adora se ferrar no começo da temporada e quando engrena, é tarde.
Mercedes - carro: será que vem outra surpresa de Ross Brawn? Vem um bom carro, com certeza, mas nada de outro mundo como em 2009. Se Schumy ainda estiver inspirado, vai ajustar o carro e poderão brigar por bons resultados. É outro carro que parece ter linhas pouco arrojadas, pelo menos em relação a barbatana e soluções mirabolantes. Alemão sabe fazer carro, o motor Mercedes é o melhor da categoria nos últimos anos.
Pilotos - Schumacher e Rosberg: Para Rosberg deve ter sido um banho de água fria descobrir que Schumacher seria o companheiro de equipe, porque mesmo que Button ficasse não teria tantos privilégios como o sei-la-quantas-vezes-campeão do mundo. Rosberg caiu numa roubada e vai ter que andar muito para não seguir o caminho de Heidfeld, Fsischella e cia. Quanto a Schumacher, já falei antes. Resumindo, acho que vai lutar por vitórias, mas não pelo título. A F-1 é um esporte de altíssimo nível, os pilotos são exigidos ao extremo em termos mentais e físicos. Tenho a impressão que Schumy não aguentou ficar em casa, ama as corridas e como estava em forma resolveu voltar. Mas acho que não volta 100%. E se voltar 90%, já não será o bastante.

O duro vai ser comentar sobre Force India, Campos, USF1... ai jisuis...

Um comentário:

  1. Temos é que ficar de olho na renault nas pistas de baixa... tenho impressão que ela vai se dar bem... foi a única até agora que praticamente não aumentou o entre-eixos do carro... vamos ver...

    ResponderExcluir