domingo, 24 de janeiro de 2010

Zé Ruela no Túnel - Resultados

Retomando a seção Zé Ruela no Túnel, apresento aqui os resultados das simulações de CFD da asa de F3 desenhada pelo Gonzo. As simulações que temos até aqui são:
1. Asa sem endplate e roda parada;
2. Asa sem endplate e roda girando;
3. Asa com endplate baseline e roda parada;
4. Asa com endplate baseline e roda girando.

Lembrando que esta asa possui um endplate chamado aqui de “baseline” e que será usada como referência para tentarmos melhorar o desenho do conjunto. O termo “asa” será usado para o conjunto asa principal + flap + endplate. Sustentação é a força aerodinâmica vertical e é positiva para cima (quando é negativa, temos downforce). O termo “L/D” refere-se à razão Sustentação/Arrasto e é uma medida de eficiência. As medidas de força para as configurações acima são:


E abaixo duas plots de pressão estática atuando na superfície do modelo.





Conforme já visto nos posts anteriores sobre este modelo, o end plate tende a reduzir a intensidade do vórtice de ponta de asa do modelo e com isso tem um efeito benéfico ao reduzir drasticamente o arrasto da asa e aumentar levemente o downforce. A roda girando também tem um efeito benéfico por reduzir o arrasto do pneu.
Olhando apenas as configurações em que a roda está girando (situação de pista), vemos que a adição do end plate no modelo tem um efeito desprezível na eficiência aerodinâmica do pneu (L/D permanece constante), mas aumenta muito a eficiência da asa (L/D=-5.22 sem endplate e L/D=6.36 com endplate).
Acredito que end plates complexos como os utilizado na F1 podem levar a relação L/D da asa para patamares acima de 8.0! Aumentar o L/D da asa explorando as idéias que vemos nos carros de F1 será o nosso objetivo daqui em diante e a participação dos ilustres leitores destes posts (que devem ser centenas) será fundamental!

Um comentário:

  1. Concordo com o CT, talvez dê pra chegar a um L/D de 8,0, mas acho que dá pra fazer isso simplesmente melhorando a asa. Com as melhoras do endplate acredito ser possível melhorar ainda mais a proporção.

    A sustentação total foi afetada com a adição do endplate no modelo, provocada principalmente pelo grande aumento da eficiência da asa. Mas o arrasto não mudou muito. Então o próximo passo seria trabalharmos pra diminuir o arrasto do pneu. Isso vai ser o que vamos fazer!

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