domingo, 10 de junho de 2012

GP do Canada 2012

Três ex-pilotos da GP2 fizeram o pódio do Canadá. Será que já tinha acontecido antes?Sinceramente não lembro.

O que importa é que a corrida do Canadá, como sempre, foi muito boa e decidida no desgaste dos pneus. Hamilton levou com todos os méritos. Se ainda existisse o prêmio de Adrian Fernandez, Grosjean levaria fácil porque de repente surgiu em segundo - com todos os méritos também porque fez apenas uma parada e chegou com um bom ritmo de prova. Perez foi outro que soube tratar bem dos pneus pois rodou umas 30 voltas com o supermacio enquanto a turma da frente não andou mais do que 20 voltas no primeiro stint.

A Red Bull percebeu que a estratégia estava indo pro buraco e decidiu reduzir o estrago chamando Vettel para os boxes. E a Ferrari... ai ai. Massa fez uma bela "cagada" como ele mesmo disse, mas andou num ritmo muito bom a prova toda, era pra chegar entre os cinco primeiros. O problema é que ele foi vítima de uma pane estratégica que afetou os italianos. Quando faltavam umas 20 voltas, era nítido que ele estava perdendo espaço pra Rosberg, Kimi, etc e que não haveria condições de segurar a posição por tantas voltas. Ao invés de chamá-lo para os boxes quando os pneus começaram a abrir o bico, deixaram o cara se arrastando na pista até perder todas as posições. E chamaram para os boxes quando faltavam apenas 10 voltas. Ainda assim ele chegou 25 seg. atrás do líder, 0,8 seg. atrás do Koba. Tivesse ele trocado os pneus 5 voltas antes a história seria outra. Lógico que agora parece fácil dizer o que seria melhor, mas o cenário era muito óbvio durante a prova. A situação de Alonso foi parecida, mas no caso dele até justifica a Ferrari ter arriscado porque o espanhol teve o mesmo problema de Massa faltando apenas 5 voltas para acabar a corrida. Mas tava na cara o alto desgaste dos pneus.

Pra acabar, a turma a se lamentar. Schumacher continua com apenas 2 pontos no campeonato. Tão massacrado por Rosberg quanto Massa é massacrado por Alonso. Senna fez mais uma prova horrível. E pra minha tristeza, Button também fez uma prova péssima e vai perdendo cada vez mais espaço para Hamilton.

Um comentário:

  1. Rafa, seu viadinho, sinto falta da sessão de comentários e dos troféus... tira o dedo do c* e volta com a sessão de prêmios. Esse ano com 7 vencedores diferentes em 7 provas seria ótimo

    ResponderExcluir